Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Governança: Plano de Integridade 2025-26 começa a ser elaborado
Início do conteúdo da página

Governança: Plano de Integridade 2025-26 começa a ser elaborado

Acessos: 110

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) dá mais um passo significativo para fortalecer a governança e integridade pública na Instituição. Pensado como um pilar estratégico da gestão, o Plano de Integridade começa a ser elaborado na segunda semana de outubro e tem implantação prevista a partir de janeiro de 2026, após a aprovação.

O Programa de Integridade da Ufam é um instrumento de boa governança que visa à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, conforme estabelecido pela Portaria CGU n. 1.089/2018 para toda a administração pública federal. No âmbito da Ufam, essa estrutura foi formalizada pela Portaria n. 1389, de 23 de junho de 2025, que designou múltiplas instâncias para a sua execução e monitoramento.

Essa rede de integridade é coordenada pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC), que atua em nível estratégico, e pela Coordenação de Gestão da Integridade (CGI/DEPI/Proplan), que atua como unidade de gestão e atua coordenando as instâncias de integridade: Auditoria Interna, Ouvidoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Pró-Reitoria de Administração (PROADM), Comissão Permante de Licitação (CPL), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Comissão de Ética Pública da Ufam (COMEP), Assessoria de Comunicação (Ascom), Corregedoria da Ufam e Comissão de Combate ao Assédio Moral (Cecam). 

De acordo com Thiago Marinho de Sousa, diretor do Departamento de Estruturação e Processos Institucionais, o Plano de Integridade não é um documento isolado, mas sim uma meta estratégica fundamental, relacionado ao eixo Governança do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam (PDI).  “Ao cumprirmos toda a execução deste plano, nós também estaremos contribuindo para o alcance das metas do PDI”, afirma.

Essa relação estratégica entre PDI e Plano de Integridade garante que as ações de integridade, de transparência e de combate à corrupção se tornem parte essencial da missão e da visão de futuro da universidade, além de alinhar as ações da Ufam às exigências de órgãos de controle como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A partir da segunda semana de outubro, as instâncias de integridade da Ufam, assessoradas por Adriano Falcão Carvalho, coordenador de Gestão de Integridade, iniciarão a elaboração dos planos de suas unidades. Os planos devem ser finalizados e apresentados até o final do mês. Para isso, foi elaborado um roteiro que facilitará a elaboração do documento.

Conforme explica a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, TAE Alice Areque, a Proplan desempenha um papel essencial para o fortalecimento da integridade no âmbito institucional, o qual é feito em articulação com as instâncias de integridade. Esse trabalho permite que a Universidade alcance patamares cada vez mais elevados de maturidade. Na última autoavaliação de integridade pública, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Ufam obteve 2,69 pontos de um total de 3,00 pontos possíveis. O resultado evidencia os avanços já experimentados na Universidade, ao mesmo tempo em que engaja as equipes no sentido de se alcançar a pontuação máxima em futuras autoavaliações.

“Neste momento, estamos trabalhando na elaboração do novo Plano de Integridade, que reforça o compromisso da Universidade com a ética e a transparência. Outro destaque importante foi a atualização do Programa de Integridade, que passou a incluir a Cecam como uma das instâncias de integridade, fortalecendo ainda mais a governança institucional”, explica a titular da Proplan sobre as melhorias no Programa de Integridade da Ufam.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página