Ufam apoia a participação de meninas e mulheres na ciência com a realização do Ada Lovelace Day 2025 no Amazonas
Este ano, o estado do Amazonas terá novamente quatro sedes do Brasil promovendo as atividades do Ada Lovelace Day 2025, com o objetivo de incentivar a maior participação de meninas e mulheres nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematic) nos seguintes municípios: capital Manaus, Coari, Itacoatiara e Tabatinga.
As atividades serão de cunho lúdico-científicas, com oficinas práticas e ações de divulgação científica voltadas para meninas com idades de 10 a 12 anos. O evento acontecerá no dia 4 de outubro (próximo sábado), das 8h às 12h, nos seguintes locais:
Sala de Metodologias Ativas do Icomp - Setor Norte - Campus Ufam em Manaus
Sala do ISB/Ufam Campus 1 em Coari - AM
Sala 311 do Bloco A no Icet/Ufam em Itacoatiara - AM
Sala da Escola Municipal Joaquim Ramos na Zona Rural de Urucurituba - AM
Sala do Centro de Estudos Superiores - Cestb em Tabatinga - AM
Participarão das atividades alunas oriundas de escolas de educação básica, que serão acompanhadas por universitárias voluntárias e docentes organizadoras vinculadas a projetos de extensão e iniciação científica das instituições de cada município listados acima. Na capital, a Ufam sediará a quarta versão deste evento com a realização sendo coordenada pelas equipes dos projetos Caboclas Kirimbaua Auaeté do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e Cunhantã Digital do Instituto de Computação (Icomp).
A Jornada Ada Lovelace Day tem organização no Brasil feita pelo Comitê Temático Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional da Sociedade Brasileira de Matemática (SBMAC), sendo a organização original da Facultad de Ingeniería Química, Universidad Nacional del Litoral, na Argentina. Este ano as atividades da jornada ocorrerão simultaneamente em quarenta localidades nos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
A realização do evento contará com o apoio institucional da Proext-Ufam, do Grupo Bemol Digital e do Instituto de Pesquisas Eldorado.
Redes Sociais