Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > VIII Semana de Saúde Mental debate violência de gênero e desafios no serviço público
Início do conteúdo da página

VIII Semana de Saúde Mental debate violência de gênero e desafios no serviço público

Acessos: 312

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deu início nesta terça-feira (23) à VIII Semana de Saúde Mental do Servidor Público Federal, que segue até o dia 25. O tema desta edição é “Saúde Mental e Violência de Gênero no Serviço Público: desafios e estratégias para ambientes mais seguros e saudáveis”. O evento ocorre de forma híbrida (presencial e online) e é organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e pela Unidade Siass/Ufam.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-reitor da Ufam, Geone Maia, do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luís Ferreira Neves Neto, da gestora da Unidade Siass, Renata Pinheiro, e de Akel Allan Rodrigues Ramos, coordenador de Gestão de Pessoas do Inpa. 

Renata Pinheiro ressaltou a importância do evento: “Nós vamos abordar esse tema justamente para fortalecer e encorajar outras colegas que estejam sofrendo algum tipo de violência de gênero no seu trabalho ou no seu setor e que, às vezes, até não conhecem, não sabem o que estão sofrendo.”

O vice-reitor Geone Maia reforçou a relevância do debate para a saúde do servidor e da sociedade: “Desejo sucesso ao evento. Que possamos discutir e trazer contribuições para manter ambientes saudáveis em nossas instituições e combater toda e qualquer violência, especialmente a violência de gênero. Precisamos de saúde, porque, como servidores públicos, nosso papel é devolver à sociedade um serviço eficaz. Se estivermos afligidos, não conseguiremos cumprir essa função.”

Luís Ferreira Neves Neto destacou dados preocupantes sobre adoecimento mental na Ufam: “Cerca de 83% dos afastamentos por motivo de saúde na Universidade Federal do Amazonas são por algum tipo de adoecimento mental. É uma agenda que precisa ser debatida, discutida e enfrentada por todos nós.”

Akel Allan Rodrigues Ramos concluiu com uma mensagem de superação e coletividade: “Aqui estamos para enfrentar aflições, mas nosso objetivo é superá-las de maneira resiliente, compreensiva e respeitosa, respeitando os limites e interesses do outro. Juntos, podemos fortalecer a sociedade humana como um todo e transformar cada desafio em oportunidade de crescimento, aprendizado e felicidade.”

Palestra magna e atividades de bem-estar

A palestra magna foi conduzida por Domingos Timóteo de Jesus Ferreira, psiquiatra e professor da UEA, que abordou o tema “Saúde Mental e Violência de Gênero no Serviço Público: enfrentar, cuidar, transformar”.

Além da palestra, a manhã de abertura contou com atividades de ginástica laboral e a abertura de estandes de serviços voltados ao bem-estar, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, massoterapia, acupuntura e auriculoterapia.

Programação dos próximos dias

No segundo dia (24/09), os debates se concentrarão nos desafios do ambiente de trabalho. Haverá mesas-redondas sobre gênero, saúde mental, protocolos institucionais de combate à violência e estratégias de cuidado coletivo. Entre os temas destacados estão assédio moral, prevenção ao adoecimento no serviço público e práticas de acolhimento e escuta sensível.

O terceiro e último dia (25/09) contará com oficinas práticas de defesa pessoal para mulheres e de alimentação equilibrada, além da tradicional Mesa de Abertura oficial. Também haverá homenagens a gestores da Unidade SIASS/Ufam, servidores aposentados e representantes dos órgãos parceiros, encerrando com apresentação cultural e coffee break.

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página