Ufam e Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira discutem Projeto de Novo Campus
Na última segunda-feira, 22 de setembro, gestores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) se reuniram com o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Egmar velasques Saldanha, para discutir o progresso na construção do novo campus do município. O encontro contou com a presença do vice-reitor, Geone Corrêa; da pró-reitora de Extensão, Flávia Melo; do diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), André Mendonça; e do prefeito do Campus, Gustavo Neto.
Durante a reunião, foram abordados aspectos importantes para a implantação da nova unidade da Ufam, incluindo o andamento do processo de licitação, a validação do primeiro curso — previsto para o segundo semestre de 2026 —, o diálogo com a comunidade local e com lideranças indígenas do Alto Rio Negro, e as ações de manutenção e limpeza do terreno.
O prefeito de São Gabriel da Cachoeira considera que a reunião foi muito produtiva: “Acredito que a reunião foi de extrema importância, pois ela reforça o nosso compromisso com a criação de um campus que seja referência para o estado do Amazonas e para o Brasil. Com nossa parceria e competência, estamos confiantes de que alcançaremos um resultado bem-sucedido”, considera.
O vice-reitor da Ufam, Geone Corrêa, destacou a importância do encontro para a universidade. Ele reforçou que a parceria com a Prefeitura é fundamental para o sucesso do projeto e que o apoio do poder público local será decisivo para o acompanhamento de todos os processos, desde as obras até a definição dos cursos de graduação. “Receber o Prefeito de São Gabriel da Cachoeira foi crucial para alinhar nossas estratégias e apresentar os avanços dos projetos em andamento. Essa interação é uma prova de que estamos dispostos em trabalhar em conjunto com o poder público local para garantir que os planos da universidade reflitam as necessidades e aspirações da comunidade”, finaliza.
Ufam em São Gabriel da Cachoeira
Na última semana, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proext) e Centro de Ciências do Ambiente (CCA), estiveram em São Gabriel da Cachoeira para acompanhar o processo de construção do campus da Ufam na cidade. A equipe fez visitas ao terreno e avançou nas tratativas para o andamento das condições necessárias à obra e funcionamento do campus.
A pró-reitora de Extensão, professora Flávia Melo, informou que foram avaliadas as condições de execução da obra, verificando o entorno e conversando com as famílias que vivem nas proximidades. ‘Foi importante explicar às comunidades o impacto das mudanças em sua rotina. A recepção foi muito positiva, principalmente entre adolescentes que demonstraram entusiasmo, inclusive manifestando interesse em seguir carreiras como jornalismo. A comunidade está ansiosa com o andamento do projeto’, destacou a gestora.
Outro ponto significativo foi o encontro, em parceria com a Federação dos Povos Indígenas do Rio Negro, durante a COP Parente (etapa regional). ‘Aproveitamos a presença das lideranças para realizar uma roda de conversa sobre o andamento da licitação e o futuro campus. Foram feitas muitas perguntas, e a comunidade participou ativamente, com sugestões e preocupações relevantes. As principais questões levantadas foram o impacto da chegada da Universidade sobre o entorno e sobre a construção do prédio, os perfis de cursos ofertados, o engajamento da comunidade no desenho pedagógico e acadêmico e a garantia de participação das cinco regiões administrativas indígenas’, relembrou a pró-reitora.
Do ponto de vista institucional foram firmados acordos com a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, por meio da Secretaria de Obras, para limpeza do terreno, e da Secretaria de Educação, para incluir adolescentes do ensino médio no processo de consulta. Com o movimento indígena houve o acordo de participação ativa durante todo o processo de construção do campus.
Redes Sociais