Cecane Ufam promove Oficinas Regionais para fortalecer a Agricultura Familiar no interior do Amazonas
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane Ufam), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou Oficinas Regionais da Agricultura Familiar para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nos municípios de Tabatinga e Tefé. O objetivo principal das oficinas foi promover o debate sobre a demanda e a oferta da agricultura familiar para a alimentação escolar.
As oficinas abordaram temas como a relação entre agricultura familiar e alimentação, o processo de chamada pública para o PNAE, com ênfase na participação de povos indígenas, quilombolas e tradicionais. O evento também proporcionou um importante momento de troca de experiências entre os municípios participantes.
A primeira oficina, realizada em Tabatinga no dia 29 de agosto, reuniu 52 participantes, incluindo agricultores familiares, nutricionistas e representantes das Secretarias de Educação e de Produção e Abastecimento, além de técnicos de extensão rural. Estiveram presentes representantes dos municípios de Tabatinga, Tonantins, Amaturá, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Já em Tefé, a oficina ocorreu no dia 12 de setembro e contou com a participação de 50 atores sociais dos municípios de Tefé, Uarini, Jutaí, Japurá, Juruá, Carauari, Alvarães e Fonte Boa.
De acordo com a coordenadora do Cecane, Celsa Souza, são várias as ações desenvolvidas para que a Ufam contribua para o atingimento dos Objetivos Sustentáveis da ONU, particularmente os que tratam do consumo e da produção sustentável e combate à fome.“As oficinas que realizamos nos polos de Tabatinga e Tefé têm como intuito fortalecer a venda de alimentos naturais pelos agricultores familiares de forma responsável, garantindo que nossos estudantes tenham pelo menos uma refeição de qualidade e, assim, ajudando a reduzir a insegurança alimentar”, finaliza.
Redes Sociais