Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam participa da cúpula global sobre alimentação escolar
Início do conteúdo da página

Ufam participa da cúpula global sobre alimentação escolar

Acessos: 184

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do seu Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), destaca-se na 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, que acontece em Fortaleza, Ceará, nos dias 18 e 19 de setembro. O evento, sediado no Brasil, reúne líderes de todo o mundo para debater o futuro da alimentação escolar e fortalecer a política pública que beneficia milhões de crianças globalmente.

A participação do Cecane Ufam, como convidado, evidencia a visibilidade e o sucesso do trabalho realizado na Região Amazônica. De acordo com o vice-coordenador do Cecane Ufam, professor Fernando Marques, a presença da instituição na cúpula não é apenas uma oportunidade de intercâmbio, mas uma demonstração do reconhecimento de suas ações. "Participar como convidado do Encontro da Coalizão é uma prova de muitas ações exitosas do Cecane que se tornaram referência internacional”, afirma Marques.

O professor destaca que o modelo brasileiro de alimentação escolar é um dos mais abrangentes do mundo, oferecendo refeições de qualidade a todos os alunos da rede pública, sejam eles de municípios, de estados ou do Distrito Federal. "O Brasil em si, é um dos poucos países do mundo que oferece uma alimentação de qualidade para todos os alunos da rede pública," ressalta. Segundo ele, o Cecane Ufam garante que esse acompanhamento alcance os 62 municípios do Amazonas, o que demonstra a capilaridade da iniciativa na região.

Essa articulação é vital para combater a insegurança alimentar, ao mesmo tempo que estimula ações conjuntas que abrangem desde a aquisição de alimentos da agricultura familiar até a promoção da educação nutricional nas escolas. O professor Fernando Marques lembra que esse engajamento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles que visam à erradicação da fome e à redução das desigualdades.

Recentemente, o Cecane Ufam e a Ufam receberam uma visita técnica da Rede de Alimentação Escolar (RAES) com membros de 15 países. O vice-coordenador explica que essa visita reforçou o compromisso da UFAM em contribuir para tirar o Brasil do mapa da fome. Ele enfatiza o papel das universidades públicas como "agentes transformadores, capazes de produzir conhecimento e soluções inovadoras que promovem a alimentação adequada e saudável, contribuindo para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo". O Cecane Ufam tem desempenhado esse papel ativamente nos últimos anos, beneficiando o estado do Amazonas.

A 2ª Cúpula Global, realizada pelo Governo Federal em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, tem como objetivo destacar como os programas de alimentação escolar são investimentos estratégicos para impulsionar a ação global contra os principais desafios de nosso tempo. O evento de abertura contou com a presença de autoridades brasileiras, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Educação, Camilo Santana.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página