Ufam e MPAM promovem ações de educação ambiental para estudantes da rede pública, com destaque para oficina de plantio
Na manhã da última sexta, 12, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebeu estudantes do nono ano da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII) para atividades práticas sobre educação ambiental, plantio e preservação. O evento é fruto de uma parceria entre o projeto “Sementes do Futuro”, vinculado à 50ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), e o projeto “Plantar para Preservar: Ação de Reflorestamento da APA do Campus da Ufam”.
Foi uma manhã dedicada ao aprendizado sobre a importância da preservação do meio ambiente, com destaque, nesta edição de 2025, para a oficina sobre técnicas de produção de mudas, ministrada pela professora Narrúbia Oliveira. Ela é docente e pesquisadora vinculada ao Departamento de Ciências Florestais da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e coordena o projeto “Plantar para Preservar”, iniciativa com vistas à promoção do reflorestamento da Área de Proteção Ambiental (APA) que compreende o Campus Universitário da Ufam.
Plantar & Preservar
Conforme programado, os estudantes receberam informações sobre a quantidade de espécies e de indivíduos já plantados, além de participarem de dinâmicas numa sala de aula da FCA. Depois, eles seguiram para o viveiro florestal, também localizado no setor Sul do Campus, onde cada um preparou a própria muda para o plantio, enchendo os saquinhos ou tubetes antes de fazer a semeadura de mudas, tudo conforme os métodos que haviam sido explicados pela ministrante da oficina, chamados de estaquia e enxertia.
Conforme os escopos dos dois projetos, aproximar os estudantes de práticas sustentáveis, como esta, incentivam o protagonismo juvenil na preservação do meio ambiente. “Hoje vivemos um momento muito especial ao lado da equipe do projeto Sementes do Futuro, coordenado pela promotora de justiça Lilian Stone. A ação envolveu alunos do nono ano da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII) e foi repleta de aprendizado e interação”, destacou a anfitriã, professora Narrúbia Oliveira.
“Depois da teoria, tivemos a parte mais esperada: a prática. Cada estudante pôde colocar a mão na terra e iniciar sua própria muda, seja por sementes, seja pela técnica de estaquia. Para encerrar, foi realizada uma dinâmica divertida: os alunos precisavam anotar os nomes de árvores que apareciam em uma música. Os cinco melhores participantes foram premiados, trazendo ainda mais entusiasmo à atividade”, explicou a professora.
Ao final, cada estudante foi presenteado com um pacotinho contendo sementes, um saco para produção de mudas e um texto explicativo sobre como produzir mudas de pau-pretinho. “Além disso, foram desafiados a dar continuidade ao trabalho, produzindo mudas e enviando imagens da visita e do aprendizado para serem divulgadas na página Plantando Bem-Estar, no Facebook. Foi um dia de descobertas, troca de conhecimentos e, principalmente, de incentivo à preservação ambiental e ao cuidado com o futuro”, avaliou a docente.
Sementes do Futuro
Foi instituído pelo Ato n. 033/2025/PGJ, no âmbito do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), tendo como finalidade promover a educação ambiental em escolas da rede pública de Manaus, por meio de ações educativas que estimulem a cidadania e a responsabilidade socioambiental. Além disso, o projeto busca proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecer a atuação do MPAM na defesa do meio ambiente.
Redes Sociais