Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Fao/Ufam recebe reunião do Projeto Transbucal Brasil, pesquisa nacional sobre saúde bucal da população trans
Início do conteúdo da página

Fao/Ufam recebe reunião do Projeto Transbucal Brasil, pesquisa nacional sobre saúde bucal da população trans

Acessos: 128

A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Fao/Ufam) sediou, no dia 21 de agosto, uma reunião com a coordenação nacional do Projeto Transbucal Brasil. O encontro contou com a participação de alunos e professores da graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), que discutiram os avanços e perspectivas da pesquisa.

Coordenado nacionalmente pela professora Andreia Morales Cascaes, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto tem como objetivo avaliar o acesso e a oferta de serviços de saúde bucal, além de investigar as condições e aspectos sociológicos das pessoas transgênero atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A pesquisa é desenvolvida em cinco cidades brasileiras: Florianópolis, Uberlândia, Campo Grande, João Pessoa e Manaus.

Na capital amazonense, a coordenação está sob responsabilidade do professor Erivan Gualberto Júnior, da Ufam. Ele destaca a relevância da iniciativa diante da falta de evidências científicas sobre saúde bucal da população trans e as dificuldades de acesso enfrentadas por esse grupo. “Os dados gerados neste estudo poderão fomentar políticas públicas voltadas a estas pessoas, historicamente discriminadas por simplesmente serem quem são”, afirmou.

Além do caráter científico, o projeto também se diferencia pela construção participativa. “Um ponto importante é que ele foi elaborado em conjunto com pessoas trans, que atuam como pesquisadores e colaboradores, e não apenas como sujeitos pesquisados. Para nós, pesquisadores, esta é uma oportunidade de colocar a ciência a serviço da sociedade, ao responder questões e apontar soluções para um desafio urgente”, acrescentou Erivan.

O Transbucal Brasil reúne universidades públicas, secretarias estaduais e municipais de saúde, consolidando uma rede de colaboração que busca dar visibilidade e promover avanços na atenção à saúde bucal da população trans.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página