Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de Letras do INC conquista conceito máximo do MEC
Início do conteúdo da página

Curso de Letras do INC conquista conceito máximo do MEC

Acessos: 166

 

A nota 5 atribuída ao curso de Licenciatura em Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, do Instituto de Natureza e Cultura (INC), foi obtida na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), foi divulgada no dia 27 de agosto de 2025. O resultado coloca o curso da Ufam entre os melhores do país. As avaliadoras do Inep estiveram no INC durante os dias 20, 21 e 22 de agosto. 

De acordo com Camila Lopes, da Procuradoria Educacional Institucional da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PEI/Proeg), responsável pelo acompanhamento dos cursos da Ufam, o processo de avaliação periódica, pelo qual os cursos de graduação de todo o país passam, tem o objetivo principal de garantir a qualidade do curso e ratificar a sua validade nacional. Um bom resultado neste tipo de avaliação significa que a instituição continua a oferecer condições adequadas de ensino nas dimensões didático-pedagógica, do corpo docente e técnico administrativo e da infraestrutura. Os conceitos obtidos nas avaliações dos cursos, que vão de 1 a 5, servem como subsídios para as decisões das secretarias do MEC, no sentido da regulação sobre a continuação da oferta do curso ou a necessidade de medidas administrativas de acompanhamento (que podem gerar um Protocolo de Compromisso, ou mesmo a extinção de um curso). “A nota 5 obtida pelo Curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (Licenciatura dupla) do INC/Ufam expressa a excelência e qualidade superior deste curso, posto que trata-se da nota mais alta que um curso pode obter nesta avaliação, o que demonstra que o INC, a Ufam e o curso atendem plenamente aos requisitos e padrões exigidos pelo MEC, sendo este curso considerado uma referência nacional na área”, declarou. 

Para o coordenador do curso de Letras do INC, professor Solano da Silva Guerreiro, a nota máxima do MEC “é o reflexo do empenho das(os) professoras(es) do curso de Letras do INC, assim como das(os) professoras(es) dos demais cursos que contribuíram e contribuem com inúmeras atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como na gestão por meio das várias comissões e coordenações no INC”. “Estamos muito felizes e gratos à comunidade acadêmica do INC, especialmente a Comunidade de Letras do INC. Felizes pela conquista da nota máxima no MEC e gratos pelo envolvimento e empenho de todos que colaboraram para que o processo corresse da melhor forma possível”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página