Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Reitora e vice-reitor recebem equipe do Núcleo do Projeto Rondon na Ufam
Início do conteúdo da página

Reitora e vice-reitor recebem equipe do Núcleo do Projeto Rondon na Ufam

Acessos: 114

Na manhã de quarta-feira, 28, a reitora e o vice-reitor da Ufam receberam, na sala de reuniões do gabinete, a equipe do Núcleo Rondon para agradecer o apoio institucional durante a “Operação Amazonas”, realizada em julho em 12 municípios do estado. Ao todo, dez pessoas, entre professores e estudantes, estiveram em Manaquiri, a 158 km de Manaus, participando das ações do projeto. 

A coordenadora e a coordenadora adjunta da operação, professoras Cinthya Iamille e Marcileia Lopes, respectivamente, acompanhadas por alguns dos alunos rondonistas entregaram aos gestores um certificado e uma placa em honra pelo apoio e participação na Operação Amazonas, além de um livro em homenagem ao Marechal Rondon. A equipe aproveitou também para narrar um pouco do que foi a experiência na missão do Projeto Rondon para beneficiou a população amazonense. 

Para Emerson de Souza Prates, estudante de Licenciatura em Educação Física, poder colaborar com a melhoria de vida da população foi muito importante e divisor de águas em sua formação. “Foi uma experiência única participar do Projeto Rondon, até pela imersão que a gente tem junto às comunidades ribeirinhas, às comunidades indígenas. Então, o que a gente aprende dentro de sala de aula, a gente consegue colocar em prática isso nas comunidades locais. E viver isso na nossa casa, no interior do Amazonas, é algo muito gratificante. Porque muitas vezes a gente que mora na capital não tem essa dimensão da realidade, de como é o interior, de como são essas comunidades. Então, a gente poder vivenciar isso de perto e colocar em prática constantemente o que a gente aprende aqui na Universidade é muito gratificante mesmo,” comentou. 

Uma novidade na “Operação Amazonas” foi a presença, pela primeira vez, de uma estudante dos cursos de graduação a distância da Ufam. Lorena Oliveira Ribeiro, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Educação à Distância (CED) relata ter vivido uma experiência inesquecível. “Minha participação no Projeto Rondon foi uma experiência imensurável. Como discente da educação a distância e da Gestão Ambiental, fui a única dentre os 266 alunos na Operação Amazonas. Sou discente do Polo Parintins e poder levar nossos conhecimentos e vivências enquanto amazônida e ribeirinha foi muito gratificante. Cada palestra, cada roda de conversa, foi possível deixar um pouco de nós e trazer um pouco de cada um. O meu curso "Amazônia, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Gestão Ambiental", tem tudo a ver com a operação que tive a honra de participar. Posso concluir que a educação não está mais distante, hoje ela está nas palmas das mãos”, declarou, Lorena. 

Após os relatos, os gestores parabenizaram o grupo pela disposição em atuar na extensão universitária, contribuindo para a mudança de vidas por meio do saber acadêmico e científico. “Políticas assim são muito importantes e vocês tendo essa vivência, como vocês disseram, muda a vida de vocês, porque vocês veem o quanto é importante que as políticas públicas cheguem e funcionem lá na ponta. Então, muito obrigada por trazerem o Projeto Rondon para cá, e contem conosco para as futuras operações”, disse. “Que vocês consigam transmitir a importância do Rondon para os seus colegas de cursos e de outros cursos também, para que eles possam contribuir nas demais ações do projeto. Que vocês levem essa mensagem de carinho que vocês trouxeram para nós para os outros espaços da nossa Universidade também”, expôs o vice-reitor, professor Geone Maia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página