Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Desafio Agexcom apresenta soluções digitais para promover energia limpa no Amazonas
Início do conteúdo da página

Desafio Agexcom apresenta soluções digitais para promover energia limpa no Amazonas

Acessos: 66

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou a primeira edição do Hackathon Desafio Agexcom, uma iniciativa da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom). O evento marcou um passo importante na integração entre ensino, prática profissional e inovação no campo da comunicação.

A proposta central foi aproximar os estudantes de desafios reais do mercado, envolvendo-os em uma maratona criativa de 72 horas para elaborar soluções digitais acessíveis, interativas e de alto impacto, com foco no posicionamento da Solar Neo Energia como referência em eletromobilidade na região Norte.

Participaram sete equipes formadas por alunos dos cursos de Design, Jornalismo e Relações Públicas, que receberam um briefing inicial e mentorias de profissionais da área. A programação também incluiu atividades de capacitação, como palestra da Bemol sobre inteligência artificial aplicada à comunicação e uma oficina de campanha publicitária.

No encerramento, no último dia 19 de agosto, as equipes apresentaram seus projetos no formato de pitch para uma banca avaliadora composta por representantes das empresas patrocinadoras e da Ufam. Os vencedores foram: 1º lugar – Los Piratas; 2º lugar – Unidos do Tucupi; 3º lugar – Creative Squad. Além de certificados com carga horária de 72h, as equipes premiadas receberam valores em dinheiro como reconhecimento pelo desempenho.

Parceria e avaliação - O hackathon foi viabilizado por meio da parceria entre universidade e empresas, contando com o apoio da Bemol, Solar Neo Energia, Help Serviços, Rede Amazônica, Zoe Design, Empresa Júnior Máximus, Viva Mente, Fipo e Amazônia Venture Builder. A ação está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Ufam e reforça a importância da articulação entre academia, mercado e sociedade no fomento à inovação na Amazônia.

Para os mentores e organizadores, o Desafio Agexcom demonstrou a potência da formação acadêmica quando associada a problemas concretos. O professor Jonas Gomes Júnior destacou que o hackathon trouxe à universidade uma vivência prática de mercado. "O Desafio Agexcom foi um verdadeiro sucesso! As equipes participantes viveram uma experiência de aprendizagem muito diferenciada", considerou.

Já a mentora Laísa Lima observou que o diferencial foi acompanhar como os estudantes reagiam a novas direções e insights durante a maratona. “Foi muito legal ver o nível de conhecimento a partir de determinados períodos e em como eles se comportam a partir de novas direções e insights. Não é sobre certo e errado, é sobre como eles lidam com esses desafios e visões diferentes, simulando a prática real do mercado de tranalho”, afirmou.



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página