Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam participa da posse do Conselho Municipal de Educação de Manaus
Início do conteúdo da página

Ufam participa da posse do Conselho Municipal de Educação de Manaus

Acessos: 166

Na manhã desta quinta-feira, 21, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, esteve presente à solenidade de posse dos membros do Conselho Municipal de Educação de Manaus (CME), pelos próximos quatros anos (2025-2029), entre eles as duas representantes da Universidade, professoras Francisca Maria Coelho Cavalcanti (titular) e Elciclei Faria dos Santos (suplente). O evento foi realizado no auditório da sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada à Av. Mário Ypiranga, 2358, Parque Dez de Novembro.

Compondo a mesa de honra do evento, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, ressaltou em seu discurso aos presentes a satisfação que a Universidade tem em fazer parte do CME e colaborar em suas ações em prol da melhoria da educação em Manaus.  “Eu queria aqui dizer da honra que é para a Universidade Federal do Amazonas participar desse conselho, com a professora Francisca como titular, e a professora Elciclei, como suplente, e da nossa sempre colaboração na formação de professores e professoras no nosso município, no nosso estado, através da nossa Faculdade de Educação e da nossa outros cursos de licenciatura que temos dentro da Ufam. Então, nós nos sentimos muito honrados em poder sempre colaborar não só com o conselho, mas também com a Secretária Municipal de Educação, com a Secretaria Estadual também, e também muito felizes de sempre também poder contar com o apoio, com a ajuda de vocês. Então, muito sucesso aos conselheiros e conselheiras que tomam posse hoje”, disse.

Para a professora da Faculdade de Educação (Faced), Francisca Maria Coelho Cavalcanti, é uma honra, mas também uma grande responsabilidade integrar o CME em nome da Instituição. “A Ufam sempre teve assento no Conselho Municipal de Educação. Então, a importância é, justamente, a representação da própria democracia que sai do muro da Universidade Federal e colabora efetivamente fiscalizando, deliberando, construindo resoluções, aportes que são extremamente significativos para melhorar ou pelo menos para a tentativa de melhoria da nossa educação”, declarou. “E, nós, da Faculdade de Educação, que lidamos diretamente com esse segmento, que é a educação infantil, que são os anos iniciais, contribuímos ativamente numa troca de aprendizagem, porque tanto a gente leva a nossa contribuição para o Conselho, quanto o Conselho traz a contribuição para a Universidade Federal do Amazonas, para melhorar a formação dos formadores, que vão atuar decisivamente na educação infantil, então, e isso é ótimo”, completou. 

Em seu pronunciamento, o presidente do CME, Evaldo Bezerra Pereira, destacou o caráter democrático do conselho. “No conselho, nós temos a representação de todos os segmentos da sociedade civil e agora com essa nova gestão ainda mais. Nós tínhamos oito representações e agora mas agora ampliamos para dez, com o assento dos nossos amigos dos povos indígenas que agora têm assento dentro do conselho municipal assim como também a Universidade do Estado do Amazonas. acreditamos que, com esses dois novos assentos, que estaremos fortalecendo ainda mais as ações do Conselho Municipal de Educação”, expôs. 

Como mencionado pelo presidente do Conselho, pela primeira vez, os povos indígenas de Manaus terão assento no CME. “Hoje é um dia muito, muito importante, muito feliz para nós, povos indígenas. É uma conquista que há muito tempo a gente vem lutando por essa cadeira do Conselho. E hoje estamos muito felizes por termos uma representante que vai assumir hoje no Conselho Municipal de Educação de Manaus. Eu agradeço muito à mesa, a todos os presentes, a todas as autoridades da educação, e temos mais ainda a conquistar a nossa escola, a primeira escola de educação indígena de Manaus”, ressaltou a coordenadora da Comissão de Educação Escolar Indígena da Coordenação do Sul, em Manaus, Chitara Apurinã.

 

 

 Foto: Mário Oliveira - SEMED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página