Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social participam de evento científico na Universidade de Helsinki na Finlândia
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social participam de evento científico na Universidade de Helsinki na Finlândia

Acessos: 182

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) participaram, de 3 a 7 de agosto, da XV Conferência Bienal da Sociedade para a Antropologia das Terras Baixas da América do Sul (Salsa), realizada na Universidade de Helsinki, na Finlândia. O evento teve o objetivo de abordar questões importantes como a exploração mineira, a extração de recursos, a desflorestação, a saúde, a urbanização e as questões de gênero.

A Salsa é uma associação profissional independente para antropólogos especializados em regiões de terras baixas da América do Sul. Seis integrantes do PPGAS estiveram no evento e puderam refletir sobre a co-criação e as práticas descoloniais na investigação e na sociedade em geral, explorando tanto os contextos como as práticas de co-criação que permeiam a investigação e outras relações sociais, incluindo atores mais do que humanos. 

A conferência buscou também investigar os silêncios - intencionais e não intencionais - que podem ter um impacto significativo nas relações sociais e na investigação, mas que muitas vezes não são tidos em conta, o que pode resultar em traumas históricos, ignorância política, relações de poder diferenciadas ou da imposição de paradigmas de investigação dominantes que marginalizam muitas vozes. 

Todos os representantes da Ufam na conferência tiveram participação ativa em diferentes atividades: o professor do PPGAS, Thiago Cardoso, coordenou o painel temático “Dos esquemas ontológicos aos conhecimentos situados: cosmo-ecologias indígenas e científicas no contexto das crises planetárias”; as doutorandas Rosijane Moura, do povo Tukano, e Marilene Aicate, do povo Kokama, foram organizadoras da sessão “Circulação de Mulheres Indígenas”, da qual Sileusa Monteiro, do povo Dessana, apresentou o trabalho  “As mobilidades pelos rios até chegar ao território da Universidade”. Outros dois trabalhos foram apresentados por Ronaldo Garrido, do povo Medzeniako, e por Nayara da Silva, respectivamente intitulados “ Tecnologias do povo baniwa, relação com a ecologia e ciências que podem contribuir na reflexão sobre mudança climática” e  “Passos que Corporificam Lugares: Habitando Múltiplos Modos de Existir”.

A participação do grupo do PPGAS teve apoio da Salsa, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do projeto Edges – Entrelaçando Conhecimentos Indígenas na Universidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página