Ufam apresenta Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética
Na manhã da última quarta-feira, 6, o trabalho que vem sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas no campo da transição energética há pouco mais de dois meses foi apresentado a entidades públicas e privadas do setor de energia que atuam na região Norte e particularmente no estado do Amazonas. O evento será no auditório Rio Javari, localizado na Faculdade de Tecnologia, setor Norte do campus universitário, com dois painéis temáticos e o lançamento do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética (Nielte).
O Núcleo é baseado na Faculdade de Tecnologia (FT) e reúne projetos colaborativos e multidisciplinares nas áreas de Engenharia Mecânica, Elétrica, Química e de Materiais, e Economia. O grupo atua em temas como bioenergia e biodigestores, aproveitamento do curso dos rios e da energia solar no processo de geração híbrida, criação do álcool derivado da mandioca, que funciona como substituto para os combustíveis utilizados hoje, entre outros projetos que aplicam ciência e inovação para produzir soluções no tema da transição energética.
Para o coordenador do Núcleo, professor Rubem Souza, ao aproximar a academia de atores privados e governamentais com atuação estratégica no tema da transição energética, o evento demonstrou a complexidade e a abrangência do assunto, o que demanda um tratamento contínuo por pessoas qualificadas para explorar com técnica e responsabilidade as oportunidades e propor as soluções condizentes com a realidade vivenciada na Amazônia, de forma justa e inclusiva. Desse modo, a Ufam faz a diferença no ecossistema de inovação e empreendedorismo local, regional e nacional.
Os debates contaram com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), da Eneva Soluções em Energia e da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) que é responsável pelo Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel).
“Quando se trata de inovação, estamos atuando principalmente nos seguintes subtemas, sem que isso signifique a exclusão de outros: mobilidade elétrica, armazenamento de energia, geração distribuída, biocombustíveis, aproveitamento energético de resíduos e descarbonização de cadeias produtivas”, exemplificou o professor Rubem Souza, coordenador do Nielte.
“É oportuno observar que qualquer pesquisador da Ufam e externo poderá solicitar sua inserção na equipe do Núcleo. Um dos requisitos para que a solicitação seja aceita é que o pesquisador não esteja respondendo a processo administrativo disciplinar ou tenha, a qualquer momento, sido sancionado em processo dessa natureza. Essa condição está alinhada à política de compliance do Núcleo”, esclareceu o gestor do Núcleo.
O trabalho do grupo é realizado desde três pilares:
- Inovação: é concretizado pela entrega de bens, serviços e propostas de políticas públicas;
- Empreendedorismo: relaciona-se ao sistema de empreendedorismo estadual, regional e nacional, e tem o objetivo de transferir os resultados para a sociedade;
- Liderança: consiste na formação contínua de recursos humanos de alto nível, indo desde a graduação em Engenharia de Energia, passando pela especialização na área energética e alcançando o mestrado e até o doutorado em Engenharia de Energia.
Quanto à formação de profissionais pesquisadores, o professor Rubem Souza explica que já estão em curso estas ações estratégicas: a estruturação do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Energia com início no ano de 2027; a estruturação da Especialização em Transição Energética, já com uma turma prevista para este ano (2025); e a estruturação do Programa de mestrado em Engenharia de Energia, previsto para iniciar também em 2027.
A divulgação científica é outra frente importante, por meio da edição da Revista Energia na Amazônia, cuja publicação semestral contribui para disseminar a produção científica sobre a temática na Amazônia. Soma-se a isso a preparação de um evento com o objetivo de integrar a academia, o setor produtivo e os agentes governamentais. Essa iniciativa será itinerante nos estados da região Norte.
Sobre o Nielte
O Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Liderança para a Transição Energética foi criado via Portaria FT n. 77, de 03 de junho de 2025. Sua criação decorreu da relevância e da abrangência do tema transição energética, o qual exige ações abrangentes e estruturantes que sejam capazes de dar respostas adequadas do ponto de vista da academia, tais como, aumentar a massa crítica qualificada de habilidades técnicas e socioemocionais, além de desenvolver ações inovadoras que resultem em bens, serviços e políticas públicas nesse segmento.
A governança do Nielte foi instituída via Portaria FT n. 141, de 25 de julho de 2025, sendo constituída pelo coordenador geral, professor Rubem Cesar Rodrigues Souza (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás), pela coordenadora de Captação de Recursos, TAE Márcia Drumond Sardinha (Secretaria da FT); pelo coordenador de Formação de Recursos Humanos, professor Jean Machado Maciel da Silva (Departamento de Design e Expressão Gráfica), pela coordenadora de Projetos, professora Cristiane Lucia de Freitas (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás), e pela coordenadora de Marketing e Eventos, professora Joemes de Lima Simas (Departamento de Engenharia de Petróleo e Gás).
Redes Sociais