Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam realiza curso sobre Gestão de Riscos, Integridade e Ética para servidores
Início do conteúdo da página

Ufam realiza curso sobre Gestão de Riscos, Integridade e Ética para servidores

Acessos: 156

O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), está realizando desde o dia 28 de julho o curso “Gestão de Riscos, Integridade e Ética”, que segue até sexta-feira, 1º de agosto de 2025. A ação tem como objetivo analisar e avaliar os impactos das escolhas profissionais à luz dos princípios éticos e de integridade, incentivando a aplicação consciente desses valores no cotidiano do serviço público.

Com carga horária total de 20 horas, o curso ocorre em modalidade híbrida. As atividades presenciais acontecem de 28 a 30/07, das 8h30 às 12h, na Sala de Treinamento da PROGESP. Nos dias 31/07 e 01/08, a programação segue de forma remota, via Google Classroom.

As instrutoras Kátia Kely Gonçalves Moutinho e Nicole Costa dos Anjos conduzem as atividades, abordando temas essenciais para o fortalecimento da ética e da integridade na administração pública. A ementa inclui tópicos como conceitos de ética e moral, dilemas éticos do cotidiano, integridade no serviço público e na Ufam, além de normas e diretrizes para a gestão de riscos, identificação, tratamento e monitoramento de riscos, incluindo o uso da plataforma ForRisco.

A coordenadora da Gestão de Integridade da Ufam e instrutora do curso, Kátia Kely Gonçalves Moutinho, ressalta: “Esse curso é muito importante para dar uma base sólida sobre ética, integridade, governança e transparência, que são os pilares da gestão da integridade. Como servidores, temos o dever de agir com integridade para que a Ufam caminhe de forma que não prejudique a coletividade. O programa de integridade precisa alcançar todos os servidores e alunos, promovendo uma cultura ética essencial para a universidade.”

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Alice Gomes Guimarães, também destacou os resultados positivos da ação: “A atividade representou uma importante oportunidade de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das práticas institucionais voltadas à integridade e à ética no serviço público. Essa capacitação contribui para consolidar a cultura da prevenção de riscos na gestão universitária, promovendo o aprimoramento contínuo da gestão de riscos e o fortalecimento de uma cultura ética e íntegra na Ufam. Com essa iniciativa, a Proplan reafirma seu compromisso com uma gestão pública cada vez mais transparente, responsável e alinhada aos princípios da boa governança, colaborando para o desenvolvimento institucional sustentável da Universidade.”

De acordo com a Progesp, ao final do curso, os participantes devem ser capazes de avaliar as consequências de suas decisões profissionais e aplicar, de forma consciente, os princípios éticos e de integridade no desenvolvimento de suas atividades, contribuindo para a melhoria do serviço público.


O público-alvo é formado por servidores efetivos da Ufam e empregados públicos da Infraero em exercício na Universidade. Além da discussão de conceitos e normas, o curso estimula reflexões práticas e uma autoavaliação sobre a conduta ética de cada participante.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página