Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam apresenta iniciativas em saúde e gestão de dados durante o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges
Início do conteúdo da página

Ufam apresenta iniciativas em saúde e gestão de dados durante o 5º Encontro Nacional da Rede Cieges

Acessos: 135

Pela primeira vez, o Amazonas sedia o Encontro Nacional da rede formada pelos Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS (Cieges) brasileiros, nos dias 17 e 18 de julho. O evento, que também marca a integração do estado a essa estrutura, com o lançamento do Cieges/AM, contou com a participação da reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner.

Junto de outras autoridades, a reitora apresentou as principais contribuições da Instituição nos temas de promoção da saúde e gestão de dados gerados pelo conjunto de projetos, tanto aqueles realizados no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) quanto em outros âmbitos, como a formação profissional e os projetos de pesquisa e inovação. Segundo a professora Tanara Lauschner, ao se considerar o contexto amazônico dentro do atual ecossistema de saúde digital, em muitos casos, a telessaúde geralmente é a única alternativa de acesso a esses serviços.

Quanto à formação de profissionais das áreas de saúde, a estrutura da Ufam conta com diversos cursos de graduação e de pós-graduação, incluindo dois bacharelados em Medicina, um ofertado em Manaus e outro em Coari. Em ambos os níveis formativos, há uma diversidade de projetos, alguns deles citados pela reitora, que envolvem, por exemplo, nutrição, atenção ao pré-natal e participação ativa no programa ‘Mais Médicos’. “No Cecane [Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar], a ação preventiva contribui para a boa nutrição e a preservação da saúde das pessoas atendidas. O Projeto TelePNAR [Telemonitoramento de Pré-natal de Alto Risco em áreas Remotas do Amazonas] é uma iniciativa conjunta entre a Ufam e o Ministério da Saúde que ajuda a reduzir a mortalidade materna, fetal e neonatal”, apontou a professora Tanara Lauschner.

Por fim, ela comentou sobre a importância de integrar cada vez mais as ferramentas de inteligência artificial, inclusive porque a Ufam já vem produzindo dados capazes de gerar indicadores em saúde digital. “É missão institucional da Ufam ir além da assistência, ampliando a formação em especialidades médicas e agregando pesquisadores e pesquisadoras das áreas de saúde, tecnologia da informação e inteligência artificial”, pontou a reitora, ao finalizar sua intervenção com a novidade de abertura de dois cursos no Instituto de Computação (Icomp), justamente os bacharelados em TI e em IA, já com seleção para 2026, por meio da Área Básica de Ingresso (ABI) com oferta total de 112 vagas para o Icomp, as quais serão distribuídas entre os dois cursos novos e os já existentes, Engenharia de Software e Ciência da Computação.

Sobre o evento

O Encontro é organizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Até esta sexta-feira, 18, representantes do Ministério da Saúde e de mais 17 estados brasileiros participam do evento.

A Rede Cieges é uma iniciativa do Conass, que integra todas as secretarias de Saúde do Brasil em um ecossistema de informações do SUS. Seu objetivo é apoiar a gestão cada vez mais assertiva, apoiada em base em dados, informações e indicadores de saúde.

Para a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a implantação do Cieges-AM é um marco na modernização do SUS e na gestão assertiva da saúde, baseada em informação. “Pela primeira vez, estamos conectando, de forma estruturada, os dados da assistência e da vigilância em um mesmo ambiente, com informações em tempo real. Isso nos permite tomar decisões mais rápidas, direcionadas e eficientes. É uma conquista coletiva e uma transformação digital, uma virada de chave que fortalece ainda mais o SUS Amazonas e melhora diretamente a resposta que oferecemos à população em termos de saúde”, disse.

A colaboração interinstitucional foi a marca da criação do Centro de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Amazonas, segundo destacou a titular da SES. Num contexto que busca a integração entre instituições que produzem e gerenciam dados sobre saúde no Amazonas, a Ufam tem muito a contribuir, desde a formação de excelência dos profissionais da área até o compartilhamento de resultados dos projetos realizados em sua estrutura e que já exploram recursos de IA para promover saúde preventiva ou terapêutica.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página