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Finalistas de Design apresentam produtos baseados nos bois de Parintins

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Diversos produtos foram apresentados ao público na segunda Exposição de Design de Superfície, na manhã desta terça-feira, 15, no hall da Faculdade de Tecnologia (FT). Trabalhos foram desenvolvidos para a disciplina Design de Superfície e permitiram aos estudantes finalistas do curso aprender mais sobre a cultura amazonense, exercitar a criatividade e utilizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver produtos atrativos para os apaixonados pelos boi-bumbá de Parintins. Ao fim da exposição, os participantes prestigiaram a apresentação dos dois bois.

A professora Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos ministrou a disciplina e propôs a exposição aos estudantes.  “O objetivo é estimular os alunos a trabalharem o design com a cultura amazônica e também cobrir um pouco desse nicho de mercado de produtos relacionados ao boi-bumbá que a gente quase não tem nada muito diferenciado”, disse. “Fiquei muito satisfeita. Os alunos são finalistas, então, os trabalhos foram muito bons,  mostraram um nível profissional, inclusive muitos dos trabalhos que estão expostos, o pessoal já está querendo comprar, e isso é muito gratificante. A gente sempre tem um trabalho muito com camisetas e ecobags, mas me chamou a atenção o trabalho que eles fizeram este ano com a louça, tipo xícaras de café, luminárias, que nós não tínhamos tido ainda. Então, eu vi que eles expandiram para outros produtos. Que essa era a ideia mesmo, é sair do lugar comum e ver outros produtos”, completou.

Todos os produtos foram avaliados por profissionais da Ufam e convidados para a eleição dos melhores trabalhos. Um dos avaliadores foi Guto Kawakami, designer e compositor do Boi Caprichoso. “Eu fico cheio de gratidão de ser convidado para uma iniciativa dessa, porque além do design, além da gente estar vendo o que a gente mexe todo dia na nossa profissão, eu consegui ver também uma das minhas paixões sendo trazida para cá, que é a nossa cultura.  Eu nasci em Parintins, desde sempre, então, vivi o boi-bumbá , e ver a galera unindo design, toada e boi e todo esse tipo de coisa, eu fico muito feliz quando esse tipo de iniciativa acontece e eu sou chamado aí para estar olhando os trabalhos”, comentou. “Eu queria parabenizar a todos pela iniciativa e aos alunos também por esses produtos muito belos que estão fazendo, desde xícaras, blusas, artesanatos.Está tudo muito bonito, e eu espero que essa mesclagem do design e da cultura se perpetue”, expôs.

Samuel Duarte e sua  equipe trouxeram o design para o Boi Garantido aplicados em tecido, banner e luminária. “Essa proposta foi originada de um dos itens principais do festival, que é a batucada do Garantido. Ela compõe um dos 21 itens principais que são julgados. Ela é responsável por manter o ritmo de cada apresentação. A gente pegou alguns versos das próprias toadas que fazem referência à batucada para elaborar o trabalho. Nós fizemos três aplicações, uma delas foi a luminária, que é o item de decoração, a peça de vestuário, além de ela ser uma bandeira, ela também serve como um topzinho e a gente fez o nosso banner, que serve como estandarte também”, contou o estudante. “A experiência com a disciplina foi muito enriquecedora, porque isso nos faz destacar alguns pontos fortes entre nós e, para quem tem essa parte já mais aflorada, que é a parte de ilustração, as pessoas que têm esses pontos fortes conseguem aflorar mais na disciplina. E também são itens vendáveis, são itens que a gente pode comercializar para fora. E tem muita gente de fora que vê o nosso trabalho aqui e usam como referência. E já saiu, inclusive, itens daqui já para o festival também, foi muito interessante”, comemorou.

A equipe de Fernando Lima Neto fez uma proposta para o Boi Caprichoso. “A  experiência foi boa, o padrão foi muito bom, o complicado foi na hora dos produtos mesmo, porque a gente tinha que encontrar o local de aplicação. Antes disso, eu era totalmente alheio ao boi, então, foi um aprendizado, uma descoberta para mim. Foi uma experiência bacana. Acredito que a gente conquistaria o público com nossos produtos porque a professora adorou, ela até quis uma das camisas que a gente fez. Então, acredito que agradou o público que gosta do Caprichoso”, declarou.

Para mais imagens, confira a publicação no perfil da Ufam no Instagram: Ufam_

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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