Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Casa da Física da Ufam inaugura espaço para atividades práticas
Início do conteúdo da página

Casa da Física da Ufam inaugura espaço para atividades práticas

Acessos: 106

Programa se volta a estudantes da educação básica, atuando para popularizar a C&T e despertar talentos científicos no Amazonas

No último sábado, 12 de julho, foi inaugurado o Laboratório da Casa da Física (LabCdF), um espaço estruturado e equipado para a realização das atividades práticas no âmbito do programa extensionista ‘Estação e Centro de Ensino de Artes, Ciências e Tecnologia – Casa da Física’. O evento, realizado na sala 25 do Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), setor Norte do Campus Sede, foi prestigiado pela reitora, professora Tanara Lauschner, e contou ainda com a presença de docentes e discentes da Instituição.

Estudantes dos ensinos fundamental e médio, sobretudo de escolas públicas municipais e estaduais, também conheceram o espaço e os equipamentos do novo laboratório da Casa da Física, que já está plenamente funcional para a realização de experimentos sobre ciências e para visitação de escolas, agora contando também com um planetário inflável doado pelo professor aposentado do Departamento de Estatística (ICE) Edmilson Bruno da Silveira. Outro grupo beneficiado são os discentes dos cursos de graduação da Ufam, que atuam especialmente na condição de monitores. Os universitários aplicam os conhecimentos adquiridos na teoria e, dessa forma, ajudam a aproximar o campo científico e tecnológico da realidade cotidiana, despertando a curiosidade e a reflexão da comunidade escolar atendida.

Sob a coordenação da docente do Departamento de Física de Materiais do Instituto de Ciências Exatas (ICE), professora Daniela Menegon Trichês, a programação da Casa da Física é retomada com mais esse reforço. Segundo a coordenadora, a revitalização e a adequação da estrutura foram realizadas com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Amom Mandel. “Dessa forma, asseguramos a continuidade de um trabalho iniciado a mais de 20 anos atrás pelo professor aposentado do Departamento de Física (ICE), José Pedro Cordeiro, e que tem sido essencial para a popularização da ciência e a formação de novos talentos científicos”, afirmou ao convidar a comunidade universitária para a inauguração do LabCdF, nas redes sociais da Casa da Física.

Sobre o Programa

A Estação e Centro de Ensino de Artes, Ciências e Tecnologia – Casa da Física pode ser colocada dentro da educação não formal, no qual os sujeitos participantes são os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vindos principalmente de escolas públicas da cidade de Manaus, e os monitores, que são estudantes universitários da Ufam. Este espaço é destinado à prática, experimentação, reflexão e análise dos princípios científicos de forma a desmistificá-los. Com isso, os alunos são capazes de reconhecer estes princípios no cotidiano e na tecnologia. De fato, o projeto não apenas mostra as implicações dos desdobramentos da C&T para as pessoas, a sociedade e para a natureza, mas também facilita o acesso dos alunos aos conhecimentos científicos e tecnológicos como condição de cidadania. Em especial para os alunos do Ensino Médio, o projeto oferece atividades envolvendo o conteúdo do PSC. As tarefas são realizadas com auxílio de laboratório e os alunos são incentivados a participar de olimpíadas e feiras de ciências.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página