Representações estudantis da Ufam entregam demandas da comunidade acadêmica à reitora
Na tarde desta quinta-feira, 10 de julho, a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Tanara Lauschner, e o vice-reitor, professor Geone Maia, no prédio da reitoria, receberam representantes do Diretório Central dos Estudantes da Ufam (DCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE), de 30 centros acadêmicos da capital e dos campi fora da sede, além de representantes de atléticas e empresas juniores da Ufam para tratar da participação dos discentes no Congresso Nacional da UNE e também das principais demandas do movimento estudantil e da comunidade universitária. Na oportunidade, foram abordados temas como assistência estudantil, mobilidade, transporte, segurança, comunicação, conectividade, valorização dos docentes, concursos, cultura, esporte, bem-estar, saúde física, mental e combate à violência física e ao assédio.
Em diálogo com as representações estudantis, a reitora da Ufam, professora Tanara Lauschner, reafirmou o compromisso da Instituição com o movimento estudantil. “A partir do próximo ano, vamos lançar editais para estruturar um programa de apoio às atividades estudantis, incluindo as atléticas. Nossa proposta é construir essas iniciativas em parceria com vocês, para que possamos viabilizá-las com o orçamento do ano que vem', destacou a gestora.
Segundo o vice-reitor, professor Geone Maia, temas como acessibilidade e saúde mental, levantados pelos estudantes, são prioridades para a gestão. “Já estamos nos articulando com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) para tratar dessas duas questões. Estamos atentos às demandas apresentadas pelos representantes estudantis e seguimos comprometidos com o diálogo permanente', afirmou.
De acordo com a presidente do DCE e estudante de Engenharia Elétrica, Raiane Alencar, ao receber os discentes no início da gestão, a reitoria demonstra o compromisso dos gestores com os estudantes e com o movimento estudantil. “Nossas expectativas foram cumpridas para esta primeira reunião. Decidimos convidar representantes de centros acadêmicos, empresas juniores e atléticas, que fazem parte da rede do movimento estudantil, porque acreditamos que este seja um momento importante para que os novos gestores conheçam as nossas necessidades e também quem atua no movimento estudantil da Ufam. Acreditamos que teremos uma grande parceria com a reitoria para trabalharmos juntos em melhorias que impactam a vida dos estudantes dentro da Universidade”, destacou.
O discente Ricardo Miranda, vice-presidente da UNE e representante da União Estadual dos Estudantes do Amazonas, falou da expectativa de ampliação do diálogo com a atual gestão da Ufam. “Estamos com o projeto nacional, enquanto movimento estudantil, de colocar a educação no centro do debate de desenvolvimento do país. Nesse sentido, queremos construir essa parceria com a reitoria para permitir que os estudantes possam realizar sonhos, garantindo que nossa Universidade seja cada vez mais valorizada”, finalizou.
Redes Sociais