Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam em transição: novos conselheiros tomam posse e lista tríplice para reitoria é definida
Início do conteúdo da página

Ufam em transição: novos conselheiros tomam posse e lista tríplice para reitoria é definida

Acessos: 984

Por Ana Carla Santos
Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vivenciou um momento importante para sua governança institucional com a posse dos novos membros dos três conselhos superiores — Conselho de Administração (Consad), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Universitário (Consuni) — e a definição da lista tríplice para escolha do(a) próximo(a) reitor(a) da Instituição.

A reunião foi conduzida pelo atual reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, e teve como presidente da comissão responsável pela lista tríplice o professor José Luiz de Souza Pio, diretor do Instituto de Computação (IComp). O relator do processo de consulta à comunidade para composição dos conselhos foi o professor Gustavo Kienen, diretor da Faculdade de Artes (Faartes).

Durante a cerimônia, tomaram posse os novos conselheiros representantes dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo em educação (TAE). Conforme previsto, os oito primeiros colocados em cada categoria assumem como titulares, enquanto os demais ficam na condição de suplentes.Em ato contínuo, seguiu-se à reunião ordinária a sessão extraordinária para composição da lista tríplice, elaborada a partir do resultado da consulta à comunidade universitária que escolheu reitora e reitor da UFAM. A votação foi realizada exclusivamente pelos conselheiros natos, conforme determina o regimento da universidade.

A lista tríplice foi composta pela professora Tanara Lauschner, que recebeu 53 votos e encabeça a relação; seguida pelo professor Geone Maia Corrêa, atual diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), com 2 votos; e pela professora Vera Imbiriba, diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), com 1 voto.

Ao final da sessão, a reitora eleita, professora Tanara Lauschner, agradeceu ao conselho e lembrou sua trajetória dentro da UFAM, onde se formou em Engenharia Elétrica, foi conselheira enquanto estudante e também conselheira nata quando dirigiu o Instituto de Computação (IComp). “A tradição do governo Lula sempre foi a de nomear o nome mais votado pela comunidade, e acredito que a condução seguirá como historicamente se deu. Queremos uma gestão que unifique a universidade, seus segmentos, capital e interior com foco em executar as propostas que defendemos durante todo o processo”, afirmou.

O vice-reitor eleito, professor Geone Maia, complementou a fala, destacando o comprometimento da nova gestão com o diálogo e a colaboração institucional. “Fizemos um processo conduzido por uma comissão que merece os parabéns. Saudamos o reitor Sylvio Puga e os resultados de sua gestão. O espírito da nossa gestão será o de administrar com a participação e colaboração de todos”, declarou.

O reitor Sylvio Puga também se pronunciou. “Em nome da nossa gestão, parabenizo os eleitos. Continuaremos a lutar, de onde estivermos, pela nossa Universidade. Ainda terei duas ou três reuniões, e, a partir daí, a reitora eleita passará a trabalhar com o quadro de conselheiros hoje empossados. Desejamos sucesso!”, afirmou.

A formação da lista tríplice representa uma etapa decisiva no processo de sucessão na administração superior da UFAM e será encaminhada ao Presidente da República, a quem cabe a nomeação oficial. O momento reafirma os princípios democráticos e institucionais que regem a universidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página