Finalistas do curso de jornalismo da Ufam lançam o livro "O vermelho da escuridão"
Você já acessou comunidades de ideação suicida e automutilação na rede social X e planejou se matar? Já fez cortes repetidos nos pulsos e nas pernas para sentir o mundo esvair-se? São sobre questões-problema desse tipo, em tom reflexivo e provocador, que Denise Yumi Noji e Renan Albuquerque se propuseram a discorrer no livro "O vermelho da escuridão".
A autora e o coautor trazem à tona um debate espinhoso na Academia, o da saúde mental e seus impactos cotidianos. A obra foi disponibilizada esta semana em ebook. Yumi Noji e Renan Albuquerque são, respectivamente, finalista do curso de Jornalismo e professor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).
A publicação, que sairá também em livro físico em junho, é um ensaio científico sobre redes sociais, sofrimento psíquico e automutilação. Para pensar essas categorias, temáticas de transtorno alimentar, ansiedade, depressão e surtos psicóticos foram ponderadas como fatores intervenientes e tratadas a partir da interdisciplinaridade entre comunicação e psicologia.
O livro é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação (PPGIC) e a Coordenação de Graduação em Jornalismo da FIC. O Laboratório de Editoração Digital do Amazonas (Leda), o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) financiaram o estudo.
Sobre a autora principal
Yumi Noji é usuária de sistemas de atendimento à saúde mental desde 2020 e sobrevivente de grupos tóxicos de automutilação da rede social X. No ano de 2022, ela ingressou no curso de Jornalismo da Ufam. Foi bolsista de iniciação científica pela Fapeam entre 2023-24, sob orientação do professor Renan Albuquerque, e desde então integra ativamente o Nepam, destacando-se neste grupo de pesquisa.
Acesse gratuitamente:
https://www.academia.edu/128795944/O_vermelho_da_escurid%C3%A3o_redes_sociais_sofrimento_ps%C3%ADquico_e_automutila%C3%A7%C3%A3o
Redes Sociais