Faculdade de Artes lança dois livros em encerramento de projeto apoiado pela Fapeam
Por Rosiel Mendonça
Faartes Ufam
A Faculdade de Artes da Ufam acaba de publicar dois novos livros em parceria com as editoras Reggo e Edua. As obras são resultado do Seminário Internacional de Piano e do II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia, eventos realizados em 2024 com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).
"Paisagens sonoras amazônicas na obra de Arnaldo Rebello", de João Gustavo Kienen, mergulha na trajetória do compositor e pianista amazonense, explorando como sua música traduz os ritmos, melodias e símbolos da Amazônia. Com uma abordagem que une História, análise musical e identidade cultural, o livro revela como Rebello construiu uma sonoridade singular, transitando entre o erudito e o popular, e capturando a essência da Amazônia em suas composições.
O primeiro volume de "Diálogos amazônicos: interseções entre as práticas culturais e artísticas" reúne 10 artigos apresentados nos seminários. As pesquisas abordam temas que atravessam a Música, a História, a Educação e outras áreas interdisciplinares, revelando a riqueza de olhares que compõem o pensamento acadêmico e artístico na região.O livro tem organização de João Gustavo Kienen, Lucyanne de Melo Afonso e Rosiel Mendonça.
A versão digital das obras pode ser acessada no Repositório de Publicações da Faartes: https://bit.ly/44s1F9n. As edições impressas também serão lançadas em breve.
Redes Sociais