Servidores do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam) têm projeto aprovado no Edital de fomento de ações culturais e literárias
Três servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com lotação no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), tiveram o projeto cultural “Coari em Contos: Histórias de Vivências Locais e Regionais” aprovado no âmbito do Edital de Chamamento Público n. 05/2024 - Fomento à Execução de Ações Culturais de Literatura, iniciativa ligada à Política Nacional de Fomento à Cultura (PNAB-AM). São eles: o agente cultural e bibliotecário Renato de Sena Mendes, a docente Maria Aparecida Silva Furtado e o intérprete em Libras Wesley Souza de Oliveira.
Os três propuseram esse projeto em parceria o historiador Coariense Archipo Wilson Cavalcante Góes. Coari em Contos destaca-se como uma iniciativa cultural de grande importância para o município de Coari, tendo em vista que o seu objetivo é valorizar e preservar a identidade local por meio da literatura.
Para Renato Mendes, essa aprovação vem consolidando a valorização do autor local, a criação literária e as práticas leitoras relacionadas à identidade cultural e à história do Amazonas, em especial na cidade de Coari.
Obra cultural
A mesma equipe já havia sido aprovada no Edital n. 02/2024, quando concorreu com o projeto “Memórias coarienses num encontro de gerações”. Na oportunidade, a professora Maria Aparecida destacou a realização de atividades como oferta de oficinas voltadas para leitura, interpretação, produção textual, debates e avaliação de textos.
Como resultado, ela apontou a produção de uma obra literária com o objetivo de reunir as histórias da cidade de Coari/AM, tendo como base as memórias coletadas junto à população local. A oportunidade de fomento por meio deste novo edital é parte de trabalho iniciado ainda com aprovação daquele primeiro projeto.
Redes Sociais