Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Administração Superior inicia tratativas de oferta de cursos EaD ao município de Eirunepé
Início do conteúdo da página

Administração Superior inicia tratativas de oferta de cursos EaD ao município de Eirunepé

Acessos: 358

Por Sebastião Oliveira, equipe Ascom

Revisão: Rozana Soares

O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu na tarde desta quarta-feira, 19 de março, a prefeita do município de Eirunepé, Áurea Maria Ester Alves Marques, que teve como pauta principal a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD). O encontro ocorreu no gabinete do reitor, setor Norte do Campus Universitário.

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, apresentou, inicialmente, um panorama histórico de atuação da Ufam em lugares remotos com a oferta de cursos de graduação, por meio de programas de qualificação e formação de professores, como, por exemplo, o Programa Especial de Formação Docente (PEFD) que muito contribuiu para o avanço da Educação e formação de profissionais. Em seguida, cita o Programa Nacional de Formação de Educação Básica (PARFOR), que após o período pandêmico da Covid-19, adequam-se as ferramentas da EaD, promovendo novos formatos de educação.

Mais adiante, Puga acrescentou também os campi do interior do estado, como os de Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Coari e Benjamin Constant que oriundos de programas nacionais trazem um histórico de base para consolidação de suas criações. Nesse aspecto, durante sua exposição, o reitor orienta a prefeita que para alcançar o status de um campus permanente para atender o município, é necessário trilhar pela EaD para que, em seguida, se pense na criação do campus no Médio Juruá. Com isso, ele apresenta o organograma do Centro de Educação a Distância (Cead/Ufam) com a oferta de cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento.

“Eirunepé tem uma população estimada de 40 mil habitantes na sua maioria de baixa renda o que coloca vulnerável à população diante das mazelas sociais”, disse Áurea Marques, prefeita de Eirunepé que acredita que o município tem um grande potencial econômico, principalmente os recursos naturais que podem ser explorados de forma sustentável. Apesar de toda riqueza abundante, ela pensa que, nesse contexto, o importante é preservar a dignidade humana, apostando na Educação como o meio de transformação de realidades, disse a gestora. A prefeita, que se graduou pelo PEFD-2004, em Letras, Língua Portuguesa, que na ocasião tinha a coordenação do professor aposentado Francisco Rocha, conhece a importância da EaD em lugares remotos no estado do Amazonas e se diz ambiciosa quanto à questão da oferta para seu município. Cursos como de Licenciatura na área de Humanas são primordiais, porém, merecem destaque os voltados para a produção rural, como o de Licenciatura em Agronomia, como também o de Licenciatura Indígena.

Além da prefeita, Áurea Marques, a comitiva estava composta pelo vereador Tita, Presidente da Câmara Municipal de Eirunepé, e por Simar Monteiro, representante do Município de Eirunepé em Manaus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página