Administração Superior inicia tratativas de oferta de cursos EaD ao município de Eirunepé
Por Sebastião Oliveira, equipe Ascom
Revisão: Rozana Soares
O reitor, professor Sylvio Puga, recebeu na tarde desta quarta-feira, 19 de março, a prefeita do município de Eirunepé, Áurea Maria Ester Alves Marques, que teve como pauta principal a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD). O encontro ocorreu no gabinete do reitor, setor Norte do Campus Universitário.
Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, apresentou, inicialmente, um panorama histórico de atuação da Ufam em lugares remotos com a oferta de cursos de graduação, por meio de programas de qualificação e formação de professores, como, por exemplo, o Programa Especial de Formação Docente (PEFD) que muito contribuiu para o avanço da Educação e formação de profissionais. Em seguida, cita o Programa Nacional de Formação de Educação Básica (PARFOR), que após o período pandêmico da Covid-19, adequam-se as ferramentas da EaD, promovendo novos formatos de educação.
Mais adiante, Puga acrescentou também os campi do interior do estado, como os de Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Coari e Benjamin Constant que oriundos de programas nacionais trazem um histórico de base para consolidação de suas criações. Nesse aspecto, durante sua exposição, o reitor orienta a prefeita que para alcançar o status de um campus permanente para atender o município, é necessário trilhar pela EaD para que, em seguida, se pense na criação do campus no Médio Juruá. Com isso, ele apresenta o organograma do Centro de Educação a Distância (Cead/Ufam) com a oferta de cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento.
“Eirunepé tem uma população estimada de 40 mil habitantes na sua maioria de baixa renda o que coloca vulnerável à população diante das mazelas sociais”, disse Áurea Marques, prefeita de Eirunepé que acredita que o município tem um grande potencial econômico, principalmente os recursos naturais que podem ser explorados de forma sustentável. Apesar de toda riqueza abundante, ela pensa que, nesse contexto, o importante é preservar a dignidade humana, apostando na Educação como o meio de transformação de realidades, disse a gestora. A prefeita, que se graduou pelo PEFD-2004, em Letras, Língua Portuguesa, que na ocasião tinha a coordenação do professor aposentado Francisco Rocha, conhece a importância da EaD em lugares remotos no estado do Amazonas e se diz ambiciosa quanto à questão da oferta para seu município. Cursos como de Licenciatura na área de Humanas são primordiais, porém, merecem destaque os voltados para a produção rural, como o de Licenciatura em Agronomia, como também o de Licenciatura Indígena.
Além da prefeita, Áurea Marques, a comitiva estava composta pelo vereador Tita, Presidente da Câmara Municipal de Eirunepé, e por Simar Monteiro, representante do Município de Eirunepé em Manaus.
Redes Sociais