Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam desenvolve software para mapear, diagnosticar e otimizar processos de transição industrial para um modelo de manufatura inteligente
Início do conteúdo da página

Ufam desenvolve software para mapear, diagnosticar e otimizar processos de transição industrial para um modelo de manufatura inteligente

Acessos: 569

A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), desenvolveu o Software Maturidade na Indústria 4.0 IFES. Trata-se de uma ferramenta inovadora voltada para a avaliação e o aprimoramento da maturidade digital das indústrias no contexto da Indústria 4.0. O Software foi desenvolvido pelos pesquisadores Sandro Breval Santiago e Stanley Soares de Souza e registrado oficialmente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR512021001482-0.

De acordo com o pesquisador, professor Sandro Breval Santiago, com o avanço da transformação digital e a crescente necessidade de adaptação às novas tecnologias industriais, o Maturidade Ind4.0 IFES surge como uma solução estratégica para empresas que desejam mapear, diagnosticar e otimizar seus processos de transição para um modelo de manufatura inteligente. “É um programa computacional desenvolvido com base em metodologias avançadas para avaliar o grau de maturidade das empresas na adoção de tecnologias da Indústria 4.0”,explicou o docente. 

Entre as funcionalidades do Software estão: avaliação de maturidade digital, diagnóstico baseado em indicadores estratégicos, relatórios automatizados e recomendação de melhorias, planejamento da transformação digital. O Maturidade Ind4.0 IFES pode ser adotado por empresas de setores como: manufatura e produção em larga escala, automação industrial e mecatrônica, setor automobilístico e metalúrgicos, indústrias químicas e farmacêuticas, empresas do setor de logística e supply chain, startups e empresas emergentes na área de tecnologia. Além da possibilidade para colaborações com órgãos públicos, associações industriais e instituições de pesquisa, ampliando seu alcance e contribuindo para o avanço da digitalização na indústria nacional.

Como funciona

O Software utiliza uma metodologia sistemática para identificar o estágio atual da empresa na jornada rumo à Indústria 4.0 e mapeia níveis de automação, conectividade e digitalização em diferentes áreas produtivas. Além de apontar lacunas tecnológicas e operacionais, facilitando a formulação de planos de melhoria. É feito um diagnóstico, a partir da análise de dados estruturais e operacionais, utilizando um modelo de maturidade validado cientificamente, juntamente, com uma avaliação de níveis de integração entre equipamentos, processos e sistemas de gestão, possibilitando uma classificação do nível da empresa dentro de categorias de maturidade, desde a fase inicial até um estágio avançado de digitalização.

A partir daí, o Software gera relatórios detalhados sobre o estado atual da indústria e sugestões para adoção de tecnologias emergentes. As recomendações são customizadas conforme a infraestrutura disponível, o orçamento e os objetivos estratégicos da empresa, permitindo a comparação com empresas do mesmo setor, fornecendo insights valiosos para benchmarking e inovação.

O pesquisador, professor Sandro Breval Santiago, explica que todos esses passos permitem apoiar os gestores e engenheiros de produção na elaboração de roadmaps estratégicos para implementação gradual das soluções da Indústria 4.0. “O Software fornece um plano de ação estruturado, destacando investimentos prioritários em automação, IoT, inteligência artificial e outras tecnologias, além de ajudar a alinhar projetos de digitalização às metas de eficiência operacional e sustentabilidade corporativa”, enfatizou.

Diferencial 

Utilizando JavaScript e C#, o software se diferencia por fornecer uma avaliação personalizada, baseada em indicadores-chave de desempenho, possibilitando que gestores e tomadores de decisão adotem medidas concretas para elevar sua competitividade e eficiência no cenário global da manufatura inteligente. O professor Sandro explicou também que a ferramenta proporciona um ambiente de análise robusto e dinâmico, permitindo que empresas de diferentes portes e setores realizem um diagnóstico detalhado sobre sua estrutura digital, operacional e estratégica.

“A experiência foi muito interessante pois conseguimos fazer o link entre a teoria, conceitos e modelagem com a prática aplicando o modelo na IFES. O que podemos perceber é a sua usabilidade e efetividade na demonstração dos resultados coletados. Fizemos o app e executamos na Ufam para fins de estudo de caso”, destacou o docente.

Impactos e Benefícios para a Indústria

O desenvolvimento do Maturidade Ind4.0 IFES representa um avanço significativo para empresas que buscam elevar sua competitividade e adotar práticas inovadoras na produção industrial. A ferramenta tem impactos direto na tomada de decisão baseada em dados, redução de custos e aumento da eficiência, melhoria na qualidade da produção, capacitação e desenvolvimento tecnológico e apoio à sustentabilidade industrial, já que está alinhada à Indústria 4.0, que favorece práticas mais sustentáveis, como redução do consumo de energia, otimização de recursos e menor impacto ambiental.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), professor Marcelo Albuquerque de Oliveira, pesquisas como essa reafirmam o engajamento do PPGEP com a inovação e o desenvolvimento tecnológico, impulsionando a transformação digital no setor industrial. “O Maturidade Ind4.0 IFES representa um passo essencial para que empresas brasileiras possam competir em um cenário global cada vez mais digitalizado, preparando-as para os desafios e oportunidades da Indústria 4.0. O projeto reflete a missão da Ufam em promover pesquisas aplicadas, soluções tecnológicas inovadoras e impacto direto na economia e na sociedade. A Universidade segue investindo em parcerias estratégicas e projetos de ponta para consolidar Manaus e a Amazônia como polos de referência em inovação industrial”, enfatizou.

Albuquerque falou ainda que a coordenação e o colegiado do PPGEP reiteram seu compromisso com a pesquisa aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, promovendo soluções que impactam diretamente a sociedade e a indústria. “Cada projeto desenvolvido no Programa reflete a missão de fomentar avanços científicos, tecnológicos e metodológicos, preparando profissionais qualificados e contribuindo para a transformação de setores estratégicos. O PPGEP/Ufam segue investindo em parcerias estratégicas, colaborações interinstitucionais e projetos inovadores, consolidando sua posição como referência em Engenharia de Produção e inovação tecnológica. As iniciativas do Programa buscam não apenas aprimorar processos e produtos, mas também fortalecer o desenvolvimento econômico e social, alinhando-se às necessidades da Amazônia e do Brasil”, finalizou.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página