Faculdade de Medicina da Ufam e HUGV aprovam Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva voltada aos povos amazônicos
O curso dedica-se aos cuidados da saúde de populações do campo, das florestas e das águas, sendo chamado de Procanoas em alusão ao típico meio de transporte na região
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina teve aprovada, em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), a proposta de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (Procanoas) junto ao Ministério da Educação. O resultado, onde consta o deferimento da proposta, pode ser conferido no neste documento.
O Procanoas, que será o primeiro programa de residência multiprofissional na área de Saúde Coletiva, no estado do Amazonas, nasce com a proposta de avançar na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, dando ênfase, sobretudo, para o contexto das águas, florestas e campo.
Segundo o coordenador do Programa, professor Lucas Rodrigo Batista Leite, que conduziu a elaboração do programa, o curso foi proposto a partir de um convite recebido do Ministério da Saúde, que está em um processo de expansão dos programas de residência, sobretudo em algumas áreas eleitas como estratégicas, como saúde indígena, saúde mental e saúde das populações do campo, florestas e águas.
No caso da Ufam, o docente afirma que o convite foi formulado no sentido de se pensar um curso voltado à saúde das populações do campo, das florestas e das águas. “Seguindo nessa direção, foi estruturado o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva nas Águas, Florestas e Campo, chamado carinhosamente de Procanoas em alusão a esse que é um meio de transporte bastante comum na região amazônica”, recorda o coordenador.
Para a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HUGV, Sanay Vitorino de Souza, esta é uma oportunidade de contribuir com uma formação singular e ao mesmo tempo plural. “A proposta suscita encontros e aprendizados a partir dos diferentes territórios, privilegiando e reconhecendo espaços para produção de saberes sensíveis à realidade das populações das águas, florestas e campo”, resume ela.
Bolsas para diversas áreas
O Procanoas foi contemplado com o total de dez bolsas, conforme o edital do Ministério da Saúde. As vagas serão distribuídas entre os cursos de graduação em Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional, com uma bolsa para cada residente.
Além dessa proposta, a Ufam aprovou um Programa de Fisioterapia Hospitalar, na modalidade uniprofissional, o qual foi contemplado com oito bolsas. Juntos, os dois programas criam 18 oportunidades de atuação para os discentes da Universidade.
Redes Sociais