Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia participa de simpósio internacional na Universidade da Pensilvânia
Início do conteúdo da página

Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia participa de simpósio internacional na Universidade da Pensilvânia

Acessos: 238

O Simpósio ‘Arquitetura e Ecologias da Amazônia’ é um evento organizado em colaboração com o Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia, da Faculdade de Tecnologia, da Universidade Federal do Amazonas (Nama/FT/Ufam), cujo objetivo é partilhar lições de estudo sobre a Amazônia, visando ensinar os efeitos da ação climática, a coexistência e o ambiente construído. O evento acontece no dia 7 de fevereiro de 2025, no Fórum de Energia Kleinman, Biblioteca de Belas Artes Fisher, 4º andar, Sul, Rua 34, Filadélfia (EUA).

Acesse AQUI link do evento. 

Por Sebastião de Oliveira

Para o coordenador do Nama, professor Marcos Cereto, a pauta do evento é ampla e transdisciplinar com a inserção da arquitetura na preservação das florestas e da Amazônia que segundo ele, algo que o Nama vem desenvolvendo desde 2016 com a produção de artigos, livros, seminários, exposições, workshops e orientação de trabalhos de graduação e pós-graduação.

Visibilidade   

Cereto afirma que a Ufam é uma das protagonistas na discussão sobre a Arquitetura na Amazônia. “A reforma do Projeto Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo, realizada em 2020, possibilitou a criação da disciplina obrigatória ‘Arquitetura na Amazônia’, protagonizando até então.  A internacionalização que desenvolvemos tem o apoio da Administração Superior, proporciona maior visibilidade que nos coloca na 13ª posição de melhor curso de arquitetura do Brasil (segundo o Ranking da Folha - RUF 2024) e o melhor colocado da Região Norte. É a melhor colocação de um curso da Ufam neste ranking”, completou o coordenador.

Participação

De acordo com Cereto, o Nama será representado por duas pesquisadoras do Grupo de Pesquisa ‘Arquitetura na Amazônia (AMA/Ufam/CNpq): Vanda Witoto e Isabella de Bonis. O professor Cereto antecipa e faz uma prévia do que as pesquisadoras abordarão. Vanda Mitoto apresentará o trabalho que desenvolve como liderança indígena, assim como, as conexões junto ao Nama. Ela também abordará sobre as experiências junto ao Movimento de Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas (Meiam) durante as disciplinas Laboratório de Práticas de Projetos de Arquitetura 4 , do curso de Arquitetura e Urbanismo (realização dos projetos de escolas indígenas), e Amazônia Moderna: utopias e distopias do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD/Ufam).

Outra pesquisadora que o coordenador destaca é Isabella de Bonis. Ela pesquisa a Arquitetura e Urbanismo na Amazônia, com foco na História Urbana de Manaus. Foi professora substituta na FAU-Ufam e professora auxiliar na Faculdade Martha Falcão. Apresentará o Nama, fazendo toda uma trajetória do núcleo de pesquisa, e, para o segundo momento, apresentará sua tese “Habitação popular na área central de Manaus: processos de territorialização e de desterritorialização de palafitas e flutuantes”.

Sobre o Simpósio

Sob a organização da professora Vanessa Grossman, da Universidade da Pensilvânia, o simpósio ‘Arquitetura e ecologias da Amazônia’ é um evento internacional interdisciplinar com uma exposição que destaca as agências que moldaram e são moldadas pela Amazônia. Ameaçada pela desflorestação, pelos incêndios e pela seca, a floresta amazônica, que se estende por nove países, é o lar de mais de trinta milhões de pessoas. É a pátria ancestral de mais de um milhão de povos indígenas e sustenta a maior concentração de biodiversidade da Terra. Perante os desafios socioambientais generalizados que enfrentamos atualmente, juntamente com a ameaça existencial de ultrapassar o ponto de ruptura ambiental da floresta amazônica, o simpósio visa partilhar lições que o estudo da Amazônia nos pode ensinar sobre a ação climática, a coexistência e o ambiente construído. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página