Biblioteca do ISB/Ufam promove inclusão com sinalários para comunidade acadêmica surda
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
A Biblioteca do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari) do Campus I da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), nos dias 14 e 18 de novembro de 2024, realizou ação voltada para comunicação de alguns sinais da unidade de informação, com perspectiva de melhorar o atendimento para comunidade acadêmica surda, a partir da criação de sinalários. A iniciativa surgiu da gestão da biblioteca para complementar a capacitação dos servidores e estagiários realizada no mês, com o foco em contribuir para a diminuição de barreiras comunicacionais entre os ouvintes e os surdos.
A ação teve a participação da técnica especializada em linguagem de sinais Júlia Egmara Bezerra da Silva, do Bibliotecário Ednei Pereira Parente, a discente Sheila Correia da Silva e de Wilesson Moreira Josino e Jaqueliny Pinheiro dos Santos. A metodologia utilizada foi a capacitação dos envolvidos para melhorar a comunicação com a comunidade surda nas bibliotecas Campus I e II.
O bibliotecário Renato Mendes ressaltou a relevância da atividade na perspectiva inclusiva, “considerando as diretrizes e normativas institucionais e a lacuna existente na comunicação da comunidade surda em diferentes ambientes da sociedade, a biblioteca vem ocupando espaço para facilitar a interação com o público surdo. Posteriormente, novas formações serão realizadas para capacitar novos servidores e estagiários da biblioteca do ISB”, afirmou Mendes.
Redes Sociais