Trabalhos acadêmicos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas são premiados em congresso internacional da área de Farmácia
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Os trabalhos acadêmicos dos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) e do Programa de Pós-graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF), ambos ligados a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram destaque no VII Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas - ABCF, realizado entre os dias 10 e 15 de novembro, em Florianópolis (SC).
Três pesquisadores representantes da Ufam foram premiados por suas contribuições científicas. A docente Patrícia Danielle Oliveira de Almeida, do PPGCF, ficou em terceiro lugar com o trabalho "Internal Quality Monitoring and interobserver agreement of cytopathological tests carried out in the municipal laboratory of Manaus, Amazonas, Brazil", na área de Diagnóstico Clínico e Laboratorial. O acadêmico de doutorado João Lucas da Silva Rufino, ligado ao PPGIF, foi contemplado no terceiro lugar na área de Biotecnologia, Produtos naturais e Alimentos, com o trabalho: "Antioxidant and hepatoprotective effects of a protein isolate from Brazil nuts (Bertholletia excelsa H. B. K.)" e a acadêmica do PPGCF, Rana Andressa Castelo Branco Feitosa, angariou o segundo lugar na área de Assistência Farmacêutica com o trabalho: "The intinerary of insulins in primary health care (PHVC) in the interior of Amazonas: A case study".
O evento, realizado a cada dois anos, nesta edição teve como tema “Pharmaceutical sciences in promoting technological innovation to guarantee healthcare access”, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 9 definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Ambos os documentos colocam as Ciências Farmacêuticas como ponto fundamental para o desenvolvimento do país.
De acordo com a docente da Ufam, Patrícia Danielle Oliveira de Almeida, o estudo apresentado no Congresso traz um impacto social, uma vez que foram avaliados vários indicadores de qualidade dos exames que são realizados no Laboratório Municipal Sebastião Marinho. “O trabalho foi executado em parceria com a discente de mestrado do Programa de Ciências Farmacêuticas (PPGCF), Rita de Cássia Alencar Reffert e o aluno de Iniciação Científica, Carlos Henrique Lamego Guimarães T. Branco, e trata sobre o controle de qualidade dos exames realizados na Rede Municipal de Manaus, especificamente, no Laboratório Municipal Sebastião Marinho. Nesse estudo, nós observamos que o laboratório vem desempenhando um papel importante, que é detecção de lesões precursoras do câncer de colo uterino, e que várias ações vêm sendo realizadas para que essa qualidade seja garantida”, explicou a docente.
A professora falou ainda que o trabalho, ao avaliar esses laudos, busca a promoção da saúde da mulher. “Devido ao impacto social, a banca avaliadora reconheceu a relevância da pesquisa e conseguimos ganhar essa premiação, uma vez que o estudo acaba sendo relevante, já que o Amazonas é um dos estados do Brasil que tem maior incidência do câncer de colo uterino”, enfatizou a docente.
O doutorando João Lucas da Silva Rufino, quando perguntado sobre suas perspectivas sobre o evento, celebrou o sucesso da participação no evento. "Poder representar a Faculdade de Ciências Farmacêuticas e o BioPhar é muito importante para que possamos dar visibilidade às pesquisas científicas da região Amazônica e ter esse reconhecimento em forma de premiação é a consolidação do nosso trabalho", contou.
Mais Ufam no Congresso
Além dos trabalhos premiados, mais docentes e discente da Ufam também participaram da sétima edição do Congresso. Na lista de publicação estão os seguintes trabalhos: “Synthesis and antitumor potential of β-lapachone triazole derivative” de triazole derivative” de Rhanna Victória Amaral da Silva (PPGIF) e Fernanda Guilhon-Simplicio (Docente PPGCF e PPGIF); “Synthesis and Cytotoxicity of Nor-β-Lapachone and Aminopyrimidine Derivative” de Angel Cruz (PIBIC), Rhanna Victória Amaral da Silva (PPGIF) e Fernanda Guilhon-Simplicio (Docente PPGCF e PPGIF); “Affinity of lupeol derivatives to globulin as part of their anti-inflammatory mechanism” de Douglas Emanuel Mota de Souza (PPGIF) e Fernanda Guilhon-Simplicio (Docente PPGCF e PPGIF); “Preparation and characterization of inclusion complex of β-cyclodextrin and triterpenic derivative with antitrypanosomal activity” de Victoria Nunes Figueiredo (PPGCF), Odoiza Naftaly Magalhães da Silva Lins (PIBIC), Aryane Maia de Castro (USP) e Fernanda Guilhon-Simplicio (Docente PPGCF e PPGIF).
De acordo com a professora Fernanda Guilhon-Simplicio os trabalhos aprovados no Congresso mostra a qualidade e o impacto das pesquisas que estão sendo produzidas na Ufam, considerando que é um evento internacional. "A participação de docentes e discentes em eventos científicos, com ênfase em eventos internacionais, é de grande relevância não apenas para a valorização dos trabalhos produzidos dentro do Programas de Pós-graduação e Graduação da Ufam, mas também como incentivo a esta produtividade feita durante o processo de formação dos nossos alunos", destacou.
A docente lembrou também que as publicações são importantes para os Programas de Pós-Graduação por serem um dos critérios avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e para os Programas de Iniciação Científica é algo que deve ser bastante valorizado. " A aluna Odoiza Naftaly Magalhães da Silva Lins, de PIBIC, apresentou trabalho nesse congresso internacional e isso deve ser sempre destacado para que possamos incentivar mais participações e publicações dessa natureza aos nossos discentes de Iniciação Científica", finalizou.
Sobre o VII Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas - ABCF
No palco, foram 55 palestrantes nacionais e nove internacionais, além da participação de 704 profissionais e mais de 468 pôsteres aprovados, a sétima edição do Congresso se consolidou como um espaço de conhecimento e inovação. Foram mais de 40 atividades ao longo de sua programação.
Redes Sociais