Coari- Servidores do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Ufam) tem projeto aprovado na Política Nacional de Fomento à Cultura (PNAB)
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
O bibliotecário Renato de Sena Mendes, gestor das bibliotecas dos Campi I e II do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari, e os docentes Maria Aparecida Silva Furtado e Wesley Souza de Oliveira, também servidores do ISB/Ufam, em Coari, em parceria com o historiador Archipo Wilson Cavalcante Góes, tiveram um projeto aprovado na Política Nacional de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Edital de Chamamento Público nº 02/2024 – Aldir Blanc Coari/AM.
Para Mendes, a publicação de um livro que registre a memória e a história da cidade, envolvendo gerações distintas — acadêmicos, adultos e idosos —, fortalece a identidade cultural local e amplia as possibilidades de atuação da biblioteca. Esse projeto permite à instituição adotar novas tendências de interação com pares acadêmicos, fomentando comportamentos que contribuem para o crescimento institucional no Médio Solimões.
A professora Maria Aparecida destaca que o projeto oferecerá aos universitários a oportunidade de participar de oficinas voltadas para leitura, interpretação, produção textual, debates e avaliação de textos. Como resultado, será produzido um livro literário que reunirá histórias da cidade de Coari/AM, baseadas em memórias coletadas junto à população local, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região.
Redes Sociais