No Dia Estadual do Pesquisador Científico, cientista da Ufam recebe reconhecimento da Fapeam
Solenidade foi acompanhada pelo reitor, professor Sylvio Puga, vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e presidida pelo governador do Estado, Wilson Lima e presidente da Fapeam, Márcia Perales
por Carla Santos, Equipe Ascom
Revisão: Rozana Soares
Pela ocasião das comemorações do Dia Estadual do Pesquisador Científico, a Universidade Federal do Amazonas recebeu pelas mãos da professora de Ciências Pesqueiras (FCA), Kedma Cristine Yamamoto, o reconhecimento por ser, em 2024, a pesquisadora da Instituição com o maior número de projetos aprovados submetidos à Fundação de Amparo do Amazonas (Fapeam).
A solenidade foi acompanhada pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, quando foram publicizados três novos editais de pesquisa com recursos da ordem de R$ 20,3 milhões. Pesquisadores de todas as instituições de ensino, com titulação de mestre/doutor, podem concorrer.
O reitor Sylvio Puga destacou que os recursos são oportunidades para os pesquisadores desenvolverem ciência na Amazônia. “O lançamento desses editais significa mais uma oportunidade para os nossos pesquisadores, seja da capital, seja do interior, para que eles possam acessar e, vão acessar, dentro da concorrência que se dá nas regras do edital. É mais uma oportunidade para a nossa comunidade“, enfatizou.
Para a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, importante que iniciativas de laurear pesquisadores motiva e fomenta a ciência na Amazônia. “Para nós é uma alegria ver pesquisadoras, mas especialmente pesquisadoras mulheres, sendo agraciadas em editais do porte dos da Fapeam. Ela faz pesquisa, está em sala de aula e também na extensão, tal qual muitos de nossos professores pesquisadores. Valorizamos muito esse empenho e a parabenizamos como a todos os que também foram destacados”, disse.
Para a pesquisadora, Kedma Cristine Yamamot, da Faculdade de Ciências Agrárias, o momento é de celebração. “Desde 2014 nós estamos também sendo docentes permanente no programa de pós-graduação em Ciência Animal e Recursos Pesqueiros da Ufam. Então, eu enquanto aluna da Ufam, desde o segundo período, iniciei na pesquisa, na iniciação científica, participando de projetos. A pós-graduação veio para fortalecer essa nossa vontade de pesquisar sobre a Amazônia, sobre os peixes da Amazônia, E com o apoio da Fapeam, que é ímpar tanto na pós-graduação como na um apoio aos projetos, é possível nós realizarmos o trabalho que nós vemos desenvolvendo ao longo desse tempo. E nós queremos só reforçar que os outros colegas também submetam projetos, continuem explorando a Amazônia, continuem investindo na pesquisa, porque somente ela é capaz de transformar e de encontrar soluções para os problemas atuais que nós vivemos. E só destacar que os nossos projetos apoiados pela Fapeam, eles são tanto no âmbito da pesquisa, como também da extensão",declarou.
Perfil dos editais- Os recursos serão direcionados a projetos em diversas áreas, como eventos climáticos, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo de base tecnológica e valorização de pesquisadores com destaque na produção científica.
Redes Sociais