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Faced inicia a 27ª Semana de Pedagogia

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Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Discutir a realidade da pedagogia no contexto amazônico é o objetivo da 27ª Semana de Pedagogia da Ufam, que teve início na manhã desta quarta-feira, 27, e segue até a sexta-feira, 29. A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus universitário de Manaus.

Compuseram a mesa de honra do evento o diretor da Faculdade de Educação (Faced), professor Cláudio da Victória, o presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia (Cape), o Roberto Fernandes, e os representantes da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Kátia Regina Menezes Mendes, da Secretaria de Educação do Município de Manaus, professora Josiane Costa e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufam, professora Maria Almerinda de Souza Matos, da Coordenação de Pedagogia da Faced, professor Paulo Ricardo Freire, da Coordenação de Pedagogia da UEA, professora Leni Coelho, e do curso de Formação de Professores Indígenas (FPI/Faced), professora Ana Carolina Ferreira Alves.

Abrindo a Semana, que tem como tema "Raízes e Horizontes: Pedagogia na Amazônia", o diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victória, destacou a relevância da atividade para a formação acadêmica dos novos profissionais da Pedagogia. “A Semana de Pedagogia é um espaço formativo muito importante. A temática deste ano apresenta para nós um reforço dessa identidade que a gente deve encarar os eventos como espaço de construção do conhecimento. Enquanto a gente não conseguir enxergar esses momentos como espaços privilegiados de ensino, de pesquisa e de extensão também, a gente não consegue avançar no conhecimento como um todo”, expôs.

Organizado pelo Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (Cape), o evento tem em sua programação atividades variadas sobre o ensino e a prática pedagógica regional. “Que nós possamos debater, não só hoje, mas a todo momento a necessidade da valorização da terra indígena, da terra quilombola, a necessidade e valorização do povo amazônida que sofre com a estiagem, que sofre com as cheias, que sofre com os problemas das políticas públicas, com a falta de alcance do poder público em todos os aspectos e mais ainda no processo educacional. Então, que possamos entender nossas raízes, nossa ancestralidade, no território amazônico para que possamos entender como iremos alcançar novos horizontes”, declarou em seu pronunciamento o presidente do Cape, Roberto Fernandes.

Representando a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, Kátia Regina Menezes Mendes destacou a importância da parceria entre entidades envolvidas  com a educação no Amazonas. “Gostaria de parabenizar o curso de Pedagogia. A Secretaria de Estado de Educação está aberta para as parcerias. Desejo uma excelente Semana de Pedagogia para vocês. Aproveitem, discutam, debatam as temáticas que serão abordadas e sucesso a todos”, disse.

Já a professora Josiane Costa e Silva, da Secretaria de Educação do Município de Manaus, abordou a relevância das discussões acadêmicas para o desenvolvimento da sociedade. “Vocês, juntamente com todo o corpo docente, são responsáveis por muito daquilo que a sociedade irá discutir posteriormente. As políticas públicas incentivadas e colocadas em prática, porque elas são conquistas sociais, frutos das discussões, fruto do diálogo, dos momentos como este em que a gente pensa nos desafios”, registrou.

A representante da Coordenação do curso de Pedagogia da UEA, professora Leni Coelho, ressaltou a importância das ações conjuntas entre a Ufam e a UEA para o fortalecimento da educação local. “Que a Semana de Pedagogia propicie a troca de conhecimento, saberes e experiências entre todos. Que professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação possam sair deste evento reflexivos sobre as suas práticas sejam elas desenvolvidas em espaços escolares ou não escolares, contribuindo assim para a transformação de uma educação pública, igualitária e de qualidade para todos”, manifestou.

A 27ª Semana de Pedagogia

A programação do evento visa explorar o papel essencial da educação no contexto local, discutindo os desafios históricos e culturais enfrentados pelos educadores e a importância de integrar o saber tradicional e científico na formação pedagógica. 

Debates e Atividades

Entre os destaques, haverá mesas temáticas, apresentações de trabalhos acadêmicos, rodas de conversa e mais de 20 oficinas e minicursos que focam nas práticas educacionais contextualizadas para a realidade amazônica. A Semana abordará temas como formação docente, políticas públicas para a educação, diversidade cultural, e metodologias inovadoras adaptadas ao contexto amazônico, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de metodologias que respeitem e valorizem a diversidade da região.

Entre os destaques das mesas temáticas estão os debates sobre o papel da educação em territórios indígenas e quilombolas, a educação bilíngue e intercultural, e os desafios enfrentados por educadores e estudantes em comunidades ribeirinhas. Já as oficinas e minicursos propõem abordagens práticas que auxiliam os futuros pedagogos a aplicarem teorias pedagógicas de forma contextualizada, respeitando as realidades e especificidades da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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