Alunos do IEAA têm destaque no 74º Congresso Nacional de Botânica
Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom
Ao todo, 40 produções científicas foram apresentadas por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) no 74º Congresso Nacional de Botânica, ocorrido em Brasília (DF), entre os dias 10 e 15 de novembro.
Os alunos assim representados por meio dos cursos de graduação em Agronomia, Ciências: Biologia e Química e de pós-graduação dos PPGs em Ciências Ambientais (PPGCA) e Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) tiveram participação efetiva nas suas apresentações orais, o que rendeu ótimas defesas e divulgações de suas pesquisas. “A perspectiva para os próximos encontros é aumentar o número de participantes, apresentando pesquisas inéditas”, comentou o coordenador, professor Renato Abreu Lima.
Produções científicas
Para o coordenador, professor Renato Abreu Lima, as pesquisas foram resultados de projetos dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Atividade Curricular de Extensão (PACE), Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica (PRP) e de pesquisas de mestrado dos programas de pró-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e de Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). As produções científicas foram realizadas por estudantes do 4º ao 10º período nas áreas de ensino em Botânica, Etnobotânica, Educação Ambiental e Manejo de Conservação.
Divulgação de avanços da Botânica
Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o Congresso Nacional de Botânica é direcionado a estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, professores e pesquisadores, além de ser aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade de recursos naturais, especialmente os componentes da flora. A missão do evento consiste em divulgar os avanços obtidos na Botânica, ao recomendar ações e mecanismos para a área ambiental nacional e colocar à disposição da comunidade científica informações relacionadas à preservação da natureza.
Opinião
A aluna do curso de mestrado do PPGCA, Doraci Brito de Souza, afirma que o Congresso permitiu absorver novos aprendizados. “Como mestranda e pesquisadora na área de plantas medicinais, muitos trabalhos apresentados mostraram diferentes técnicas e métodos na preservação e conservação das plantas. O 74º Cnbot estava muito bem-organizado, envolvendo os participantes mesmo estando na modalidade remota, com muitas apresentações e palestras excelentes”, declarou a mestranda.
Redes Sociais