Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam participa da edição do Forplad 2024
Início do conteúdo da página

Ufam participa da edição do Forplad 2024

Acessos: 214

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Discutir e trocar experiências sobre a realidade das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) na área de planejamento e administração é um dos objetivos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Ifes (Forplad). A edição de 2024 teve a participação da pró-reitora de Planejamento da Ufam, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, como uma das palestrantes. O evento ocorre até o dia 14 de novembro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Abordando o tema “Planejamento Estratégico nas Ifes”, o Forplad 2024 congrega os pró-reitores de Planejamento e Administração e demais gestores da área das instituições de ensino para pensar e elaborar planos para os próximos anos da educação superior pública brasileira. Na segunda-feira,11, primeiro dia do evento, a professora Glória Guimarães apresentou aos participantes o processo de construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI Ufam). 

Segundo a pró-reitora, a finalidade da estratégia da Ufam é alcançar as metas estabelecidas e ficar entre as dez melhores universidades federais do Brasil. “O planejamento estratégico nasceu da necessidade de criar e atingir objetivos em situações complexas e simples. A Ufam iniciou em março de 2024 o processo de construção do seu Planejamento Estratégico 2026-2030. Desta vez o processo de construção do documento [PDI] será mais enxuto e mais claro. A ideia agora é lapidar, atualizar esse ciclo para cinco anos (com duas revisões). Estamos em um outro momento orçamentário também, então foi preciso simplificar certos aspectos e trazer mais objetividade ao documento, bem como indicar quem é o responsável pela implementação das ações e assim fazer o processo acontecer”, explicou. “Outro aspecto apontado como necessário é a integração com os demais Planos de Desenvolvimento da Ufam (comunicação, logística sustentável, gestão de contratos e outros). Vamos iniciar um processo de fusão na construção desses documentos, que atendem às exigências da área da Governança e precisam estar sincronizados, alinhados. São documentos estratégicos, mas poderemos dizer que o Planejamento Estratégico será o cerne do PDI”, completou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






registrado em:
Fim do conteúdo da página