PPG em Antropologia Social realiza cerimônia de posse do primeiro professor indígena
Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom
Revisão: Rozana Soares
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) realiza nessa quarta-feira, 13, às 18h, a cerimônia de posse do primeiro professor indígena da etnia Tukano, João Paulo Lima Barreto. O evento acontece no bloco O, setor Sul do Campus Universitário.
Segundo a coordenação do programa, momento histórico para a antropologia na Universidade, quando ocorrerá a posse do professor visitante, João Paulo Tukano, indígena doutor em Antropologia pela Ufam. Durante a solenidade, além das autoridades, o docente integrará a composição da mesa de honra. Após a abertura, a solenidade de posse contará com apresentação de danças culturais.
Após a posse, João Paulo fará um discurso abordando sua visão, expectativas e agradecimentos. Momento de ‘Fermentação de Ideias’ é uma breve sessão interativa em que os presentes poderão compartilhar ideias, reflexões e contribuições que inspirem o trabalho do professor em sua nova função. No final da cerimônia, a coordenação encerra com xibé, mujeca e peixe assado.
Sobre o professor
Indígena do povo Yepamahsã (Tukano), nascido na aldeia São Domingos, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM). Graduado em Filosofia e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas. Pós Doc pela Ufam.
Prêmio CAPES de Tese, edição 2022, da área de Antropologia/Arqueologia. Pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI). Fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi. Fundador da Casa de Comida Indígena Biatuwi. Membro do SPA - Science Panel for theAmazon (Painel Científico para a Amazônia), da Academia Brasileira de Ciência. Membro do Comitê Científico SoU_Ciência. Membro da OTCA - Organizacióndel Tratado de Cooperación Amazônica. Professor. Consultor.
Redes Sociais