Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam abre inscrições para curso em Educação para Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola
Início do conteúdo da página

Ufam abre inscrições para curso em Educação para Relações Étnico-Raciais e Escolar Quilombola

Acessos: 4953

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas (Ced/Ufam), divulga o Edital 011/2024/CED de processo seletivo para o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. O curso é direcionado a professores, pedagogos e gestores da educação básica da rede pública no Amazonas, com inscrições abertas a partir de 17 de novembro de 2024.

 Acesse o Edital 011/2024/CED.

O curso, totalmente gratuito e oferecido na modalidade a distância, é uma iniciativa que visa capacitar profissionais para atuarem com foco na promoção da equidade racial e valorização da cultura quilombola nas escolas. A formação, que terá início em março de 2025, e será conduzido em uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e tem carga horária de 120h, incluindo atividades síncronas e assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Vagas e distribuição

Ao todo, serão ofertadas 3.750 vagas para os municípios do Amazonas, conforme critérios estabelecidos no edital. Os candidatos que se inscreverem após o preenchimento das vagas entrarão para um cadastro de reserva.

Perfil dos candidatos e requisitos

Para participar, é necessário que o candidato tenha o seguinte perfil:  1) ser professor(a), pedagogo(a) ou gestor(a) na rede pública estadual ou municipal no Amazonas; 3) ter habilidades básicas com o uso de computadores e acesso à internet. Os interessados devem acessar o formulário de inscrição no site do CED (https://ced.ufam.edu.br/ano-2024.html) e anexar a documentação necessária, incluindo comprovante de vínculo com a rede pública e residência no Amazonas.

Metodologia e certificação

O curso abordará temáticas sobre as relações étnico-raciais e práticas pedagógicas em consonância com a Lei 9.394/1996, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. As atividades incluem videoaulas, fóruns e avaliações em formato de textos, projetos e testes. Os participantes receberão certificação da Ufam ou da UEA.

Cronograma

As principais datas do processo seletivo incluem:

- Início das inscrições: 17 de novembro de 2024

- Prazo final de inscrição: 6 de janeiro de 2025

- Publicação preliminar da 1ª lista de inscrições confirmadas: 01 de Dezembro de 2024.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página