Página inicial > Notícias > Ufam apresenta resultados do Programa de Gestão por Resultados à comunidade universitária

Acessos: 311

Nos dias 21 e 22 de outubro de 2024, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu a apresentação dos resultados do Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) do Programa de Gestão por Resultados (PGR) à comunidade universitária. O evento foi conduzido pelo Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo estudo, com a participação de gestores, servidores e representantes de diversas unidades acadêmicas e administrativas.

Edição Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

A gerente do programa e diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Tereza Cristina Borges Pinheiro, destacou as etapas e a evolução do PGR desde sua concepção até os resultados atuais. “A apresentação trouxe indicadores que refletem o impacto positivo do programa, como o aumento da adesão ao novo modelo de trabalho, a melhoria da produtividade, a redução do absenteísmo e o crescimento da qualidade de vida dos participantes, com foco no bem-estar e nas relações familiares”, disse a diretora.

Ao longo de sua apresentação, Pinheiro destacou também o Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) como um modelo disruptivo de gestão, em que se diferencia a partir da atividade de execução de tarefas da entrega de resultados. “A proposta do programa é focar na produção de resultados concretos, em vez de simplesmente realizar atividades cotidianas, promovendo uma mudança significativa na cultura de trabalho da instituição”, assegurou Tereza Cristina.

A diretora ressaltou quanto à projeção do PGR da Ufam em nível nacional e internacional, com a atuação de servidores da Universidade em outros estados e até fora do país, permitindo assim, a continuidade da entrega de resultados à instituição. Tereza Cristina mencionou ainda que o programa tem sido relevante aos servidores que acompanham seus cônjuges em movimentações militares, garantindo a permanência desses talentos na Ufam.

Outro marco importante foi o reconhecimento do PGR em Brasília. Em 28 de agosto de 2024, Tereza Cristina apresentou o projeto no Ministério da Educação (MEC), destacando as boas práticas implementadas pela Ufam, em termos de produtividade e humanização do trabalho.

Durante o evento, foi ressaltado a melhoria do clima organizacional entre os participantes do programa, com resultados mais positivos em comparação aos servidores que não aderiram ao PGR. Os dados completos da Pesquisa de Clima Organizacional e os Resultados do PGR estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

PARTICIPAÇÃO

O GT informa que as novas solicitações de participação no EVT podem ser feitas a qualquer momento, porém as adesões serão formalizadas até o dia 20 de cada mês. Para aderir, os gestores interessados devem enviar um ofício via SEI ao Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), acompanhado dos seguintes documentos: certificados dos cursos indicados no site da PROGESP, formulário de solicitação de adesão ao PGR e termo de ciência e responsabilidade.

Conheça o Programa de Gestão por Resultados da UFAM: https://progesp.ufam.edu.br/programa-de-gestao-teletrabalho.html