Página inicial > Notícias > Professor Augusto César, da Faculdade de Tecnologia da Ufam, recebe Medalha do Mérito Legislativo Educacional na ALE-AM

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Nesta última quinta-feira (17), no Plenário Ruy Araújo, o professor Augusto César Barreto Rocha, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam), foi o indicado do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), para receber a Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcellos Dias”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que tem como finalidade de reconhecer a dedicação e trabalho dos professores que se distinguirem por seus méritos tanto na educação pública quanto na privada, no âmbito do Estado do Amazonas.

Sua contribuição junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) na elaboração da Nova Política Industrial brasileira, foi um dos motivos pela homenagem, além de um certificado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) pelas contribuições para impulsionar exportações e atrair investimentos para o Brasil. O professor também realiza atividades empreendedoras e já obteve, como orientador, premiação de melhor dissertação do ano no Programa de Design da Ufam, em projeto que envolveu indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM).

“É uma das homenagens mais importantes desta Casa, pois evidencia a importância do papel do professor desde o primário até a universidade como fator fundamental para transformar a vida das pessoas através do repasse de conhecimento. O professor Augusto César, meu indicado, representa setores estratégicos que eu também defendo, pois além de proporcionar educação, ele também direciona conhecimento em áreas do setor econômico, como indústria e empreendedorismo”, destacou o deputado Adjuto Afonso.

“Nós temos um país que tem sofrido muitos ataques às instituições e essa Casa é uma instituição do povo que reconhece e acompanha todos os projetos do povo. O grande desafio da educação é isso, fortalecer as instituições. A Universidade Federal do Amazonas é uma universidade pública e gratuita e presta uma formação muito importante para a sociedade. Nós temos recebido nos últimos anos o grande desafio de manter o financiamento da universidade pública, manter a estrutura de ensino, pesquisa e extensão porque isso é que constrói o futuro da competitividade do país na formação dos seus habitantes, dos gestores, dos engenheiros, dos médicos, dos advogados que serão líderes do futuro do país”, disse o professor.