Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ICE- Abertura da XI Semana de Ciência e Tecnologia (SECT) inicia mais de 100 atividades nas áreas de Estatística, Engenharia Física, Geologia, Matemática, Química e Física
Início do conteúdo da página

ICE- Abertura da XI Semana de Ciência e Tecnologia (SECT) inicia mais de 100 atividades nas áreas de Estatística, Engenharia Física, Geologia, Matemática, Química e Física

Acessos: 144

Por Irina Coelho - Equipe Ascom/Ufam  

Revisão: Rozana Soares

Na tarde desta terça-feira, 15 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Ciências Exatas (ICE), realizou a cerimônia de abertura da décima primeira edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SECT). O evento ocorreu no Auditório Rio Amazonas, localizado no setor Norte, com o tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais".

A Semana vai até o dia 18 de outubro e o objetivo é integrar as Semanas dos cursos do ICE à semana nacional de Ciência e Tecnologia, além de envolver todos os cursos de graduação, pós-graduação e projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto. Serão realizadas mais de 100 atividades nas áreas de Estatística, Engenharia Física, Geologia, Matemática, Química e Física, incluindo palestras, oficinas, minicursos, estandes de exposições e atrações culturais no Centro de Convivência, localizado no setor Norte. Também serão apresentados 94 trabalhos científicos, que serão expostos em formato de pôster, no dia 16 de outubro, das 17h às 19h, no Centro de Convivência.

Cerimônia de Abertura

Fizeram parte da mesa de honra, representando a Administração Superior da Ufam, o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, o diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Túlio de Orleans Gadelha Cunha, o diretor da Faculdade de Tecnologia, professor João Caldas do Lago Neto, a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Ferreira Mendonça, e a professora Jocely Nascimento Lopes, representando os coordenadores da XI SECT-ICE.

Durante a solenidade, representando a Administração Superior da Ufam, o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, destacou a atualidade do tema e a necessidade de olhar certos fenômenos por diversas perspectivas científicas, como propõe a XI SECT-ICE. “Nós precisamos, por meio da Ciência, Inovação, Extensão e qualidade do Ensino, preparar toda uma geração com aquilo que chamo de 'ética da responsabilidade' diante da possibilidade da existência e persistência da vida. Ao trabalhar com os biomas, mais especificamente a Amazônia, devemos deixar muito claro que o nosso compromisso é com a perspectiva da diversidade, da biodiversidade e da socioculturalidade”, falou.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Túlio de Orleans Gadelha Cunha, iniciou sua fala agradecendo a coordenação do evento pela organização e dedicação para o êxito da Semana. “Nossa Semana é conhecida por aglutinamos graduação, pós-graduação e profissionais, e ainda por recebermos mais de 1.200 alunos secundaristas na Ufam. Isso mostra a pungência deste evento, que já tem 11 edições. Nesta de 2024, refletimos a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da biodiversidade encontrada nos diversos biomas brasileiros”, contou.

Para a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Ferreira Mendonça, a Ufam tem um papel fundamental na Educação Básica. “Ora nós estamos a receber professores licenciados pela Universidade para estar conosco, compondo o nosso quadro, ora estamos trabalhando para trazermos nossos estudantes do ensino médio para adentrar a Ufam. E isso, para nós, é motivo de muita satisfação e alegria, de podermos contribuir com a Semana. É um privilégio fortalecer a troca de conhecimento entre os nossos alunos e esse espaço que é a Universidade”, destacou. Nesta edição, a Semana tem a participação de mais de 30 escolas de Manaus, que estão inscritas nas atividades, incluindo uma escola do município de Iranduba, a escola estadual de tempo integral Professora Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva.

O diretor da Faculdade de Tecnologia, professor João Caldas do Lago Neto, falou da parceria da FT com a Semana. “Nós estamos colaborando com a abertura de 28 laboratórios da nossa Faculdade, e esse trabalho de divulgação científica é muito importante para a Ufam. Quem mais ganha nesse processo é a sociedade”, disse.

A professora Jocely Nascimento Lopes, uma das coordenadoras da XI SECT-ICE, enfatizou que a Semana é um evento fundamental para o Instituto. “São 11 anos de evento e a cada ano há mais aprendizado. Gostaria de agradecer a todos os Departamentos ligados ao ICE, que contribuíram com a nossa programação e na construção da Semana. Espero que nossos discentes aproveitem para participar do máximo de atividades”, finalizou.

Possibilidades e parcerias

O estudante do nono período do curso de bacharelado em Química, Reneé Gomes, destacou que a Semana possibilita aproximar os discentes do mercado de trabalho. “Podemos entender o nosso papel no meio profissional porque trabalhamos a realidade atual e temos a ideia de como podemos contribuir para o nosso aprendizado, tanto de agora quanto futuramente, além de conhecermos os trabalhos dos nossos colegas. Outro destaque é a possibilidade de fazer oficina com professores de outras instituições renomadas, dentre elas a Universidade de São Paulo”, pontuou o acadêmico.

São parceiras da SECT-ICE a Faculdade de Tecnologia(FT), o Instituto de Computação (Icomp), o Serviço Social do Comércio (SESC), SEDUC/Manaus, a Seduc/Iranduba. O evento tem ainda o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Além disso, fazem parte da coordenação do evento os professores Jocely Nascimento Lopes, Marcos Marques da Silva Paula, Carlos Alejandro Salazar, Somayeh Mousavinasr, Karen Segala e Sheila Mota.

Palestra de Abertura

Na ocasião, houve também a palestra "Interações Multitróficas (planta-inseto) em Tempos de Bioeconomia", que discutiu os desafios e as soluções para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 2030 e foi proferida pelo professor da USP Massuo Kato, que trabalha com o tema da Química de Produtos Naturais.

Confira aqui a programação completa

registrado em:
Fim do conteúdo da página