Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Semana de História presta homenagem póstuma ao professor Hideraldo Lima da Costa
Início do conteúdo da página

Semana de História presta homenagem póstuma ao professor Hideraldo Lima da Costa

Acessos: 660

Por Ana Carla Santos, Ascom Ufam

Revisão: Rozana Soares

No encerramento da XVI Semana de História promovida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Centro Acadêmico do curso, o professor Hideraldo Lima da Costa, que nos deixou no último mês de julho, foi homenageado. Participaram da solenidade a professora Francisca Deusa da Costa, viúva do professor Hideraldo, e diversos professores do Departamento de História, entre eles Francisco Jorge dos Santos, Márcia Eliane de Souza e Mello, Auxiliomar Ugarte, Ana Lúcia Vieira, Maíra Alves, Davi Leal e César Augusto Queirós. 

Na ocasião, foi destacado o protagonismo do professor Hideraldo Costa em suas mais de três décadas de docência dedicadas à Instituição e sua inestimável contribuição para a consolidação da área de Ensino de História, extensa e significativa produção acadêmica. Também estiveram presentes à solenidade seus filhos, Ana e Guilherme, sua neta, Maria Flor, além de familiares, amigos, alunos e ex-alunos.

Hideraldo Lima da Costa ingressou como docente do curso de História da então Universidade do Amazonas em 1987. Nestes quase 40 anos dedicados à universidade e ao ensino de História, Hideraldo Costa foi por diversas vezes coordenador do curso de História, foi diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impacto das Ações de Extensão (DEAA/PROEXT), coordenador do Laboratório de Pesquisas, Ensino e Aprendizagens em História (LAPEAH), presidente da Associação Nacional de História - seção Amazonas (ANPUH-AM), coordenador e fundador do GT Ensino de História e Educação (ANPUH-AM) e coordenador de programas como o PIBID e o Residência Pedagógica no âmbito do curso de História. 

O homenageado deixa também uma significativa produção acadêmica. Entre suas produções, destacam-se o livro "Cultura, trabalho e luta social na Amazônia: discurso dos viajantes, século XIX", resultado de sua dissertação de mestrado e publicada pela editoras Valer em 2013, e o capítulo intitulado "Viajantes naturalistas na Amazônia Brasileira: ensaio historiográfico", que integra o livro Historiografia Amazonense em Perspectiva, coletânea organizada pelo professor César Augusto Queirós e publicada pela Editora Valer em 2020.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página