Ufam tem 11 cursos avaliados pelo MEC com notas 4 ou 5
Os cursos de Arquivologia (FIC), Educação Física - Licenciatura (Feff), Geografia - Bacharelado (IFCHS), Formação de Professores Indígenas - Licenciatura (Faced) e Química (ICE) conquistaram conceito 5; já os cursos de Biotecnologia (ISB), Ciências - Química e Biologia (INC), Engenharia de Software (Icomp), Letras - Língua e Literatura Espanhola (Flet), Letras - Língua e Literatura Francesa (Flet) e Química Industrial (Icet) obtiveram 4
Por Cristiane Souza, equipe Ascom
Revisão: Rozana Soares
Nas avaliações in loco realizadas pelo Ministério da Educação (MEC) entre os meses de janeiro e outubro deste ano, 11 cursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conquistaram os conceitos quatro ou cinco, passando a compor o grupo de graduações mais bem avaliadas pelo Ministério supervisor. Desse conjunto, oito são ofertados nas unidades acadêmicas localizadas em Manaus e outros três em institutos fora da sede. Outro destaque é o curso de Formação de Professores Indígenas, ofertado pela Faculdade de Educação (Faced), que alcançou a nota máxima (5) na avaliação de 2024.
Para o Reitor, professor Sylvio Puga, a conquista dos conceitos 4 e 5 reflete o trabalho permanente articulado entre a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e as coordenações acadêmicas de cada curso, com o objetivo de sempre elevar o conceito dos cursos e posicionar a Ufam entre as instituições de mais excelência do Brasil. "A elevação dos conceitos aumenta a responsabilidade institucional perante as comunidades interna e externa, que têm nesses conceitos um balizador da nossa missão como universidade", disse.
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, no campo da avaliação externa da graduação da Ufam pelo INEP/MEC, esta Universidade tem conquistado os mais altos conceitos, passando a integrar o rol das 69 instituições de ensino superior mais bem avaliadas do País.
No Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, o bacharelado em Biotecnologia obteve o conceito 4, um ganho em relação ao 3 que o curso tinha recebido na última avaliação, realizada em 2018. Outro bacharelado oferecido fora da sede está entre os 11 mais bem avaliados pelo MEC neste ciclo de 2024, mantendo o 4 já conquistado em 2018. É o curso de Química Industrial, ministrado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (IECT), em Itacoatiara. Por fim, a licenciatura em Ciências – Química e Biologia, ofertada no Instituto de Natureza e Cultura (INC) de Benjamin Constant, saltou do conceito 2, obtido em 2014, para o conceito 4, atribuído em maio de 2024.
O curso de Formação de Professores Indígenas - Licenciatura, gerido pela Faced passou pela avaliação ministerial in loco, com vistas à renovação de reconhecimento, nos dias 27 e 28 de maio. Esse curso de graduação presencial, coordenado pela professora Helenice Aparecida Ricardo, havia recebido o conceito 4 em 2014, condição que já demonstrava a excelência do trabalho formativo dez anos atrás, tendo melhorado seu desempenho global nesse interstício e chegado à nota 5 agora em 2024.
Além dos já destacados, sete cursos ofertados em unidades acadêmicas da capital amazonense conquistaram conceitos entre 4 e 5 nas avaliações concluídas pelo MEC até o último dia 11 de outubro. São eles: Letras - Língua e Literatura Espanhola, da Faculdade de Letras (Flet), que manteve o conceito 4; Letras: Língua e Literatura Francesa, também da Flet, também mantendo a nota 4; Licenciatura em Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), que avançou de 4 para 5; Licenciatura em Geografia, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), que saiu de 3 para 5; Arquivologia, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), também saltando de 3 para 5; Engenharia de Software, do Instituto de Computação (Icomp), que manteve o 4; e a Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), que saiu de 4 para 5 entre a avaliação anterior (2014) e a atual. Todos esses cursos foram avaliados com o objetivo de renovação do reconhecimento.
A titular da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), Raimunda Sabóia, gerencia o processo avaliativo no âmbito da Ufam, tendo atribuições desde a identificação do curso no sistema e-MEC até a conclusão e divulgação dos resultados. “Essa interlocução é um ponto crucial para o bom andamento da avaliação externa in loco virtual, pois todos os comunicados oriundos do Inep/MEC passam pela PEI. Esta comunica aos gestores da Universidade e dos cursos que são objeto da visita, faz reuniões de orientação, com base no Instrumento de Avaliação do INEP de 2017, acompanha e supervisiona cada etapa, subsidia a comissão para operacionalizar a agenda de visita, organiza e disponibiliza as informações demandadas pela comissão e acompanha os procedimentos até a conclusão dos trabalhos, o que geralmente ocorre no período de três dias”, detalha a procuradora.
Dimensões e indicadores
O processo avaliativo dos cursos superiores é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio de instrumentos como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação externa in loco virtual, instituída na Lei n. 10.861/2004. Neste segundo caso, existe uma comissão formada por dois avaliadores, que analisam o curso a partir de três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.
De modo específico, cada dimensão comporta indicadores próprios, que estabelecem os critérios aos quais são atribuídos os conceitos entre 1 e 5. A dimensão organização didático-pedagógica tem 24 indicadores; o corpo docente e tutorial é uma dimensão contendo 16 indicadores; e, por fim, a dimensão infraestrutura contém 18 indicadores.
A Comissão Avaliadora verifica as evidências constantes nos documentos institucionais e naqueles relativos a cada curso, entre os quais o PDI, o PPI, o PPC, os relatórios da CPA referentes ao triênio anterior à avaliação e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Os avaliadores também se reúnem com os coordenadores dos cursos, docentes, discentes e técnico-administrativos para, só então, registrarem o cumprimento ou não do dispositivo legal e normativo por parte da Instituição, informando o resultado ao MEC.
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Lista dos cursos mais bem avaliados da Ufam (por ordem alfabética e de notas)
Curso |
Conceito anterior |
Em 2024 |
Arquivologia (FIC) |
3 (2013) |
5 |
Educação Física – Licenciatura (Feff) |
4 (2021) |
5 |
Geografia – Bacharelado (IFCHS) |
3 (2021) |
5 |
Formação de Professores Indígenas - Licenciatura (Faced) |
4 (2014) |
5 |
Química – Licenciatura (ICE) |
4 (2021) |
5 |
Biotecnologia (ISB) |
3 (2018) |
4 |
Ciências – Química e Biologia (INC) |
2 (2014) |
4 |
Engenharia de Software (Icomp) |
4 (2017) |
4 |
Letras – Língua e Literatura Espanhola (Flet) |
4 (2014) |
4 |
Letras – Língua e Literatura Francesa (Flet) |
4 (2014) |
4 |
Química Industrial (Icet) |
4 (2018) |
4 |
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