Página inicial > Notícias > É prata! Discente da Ufam é vice-campeão na modalidade breaking nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs)

Revisão: Rozana Soares

O aluno Ailton Esquerdo da Faculdade de Educação Física (Feff) foi vice-campeão de Breaking garantindo a medalha de prata nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs). A disputa ocorreu no dia 12 de outubro contra Kauã Blanch de Goiás.

O atleta faz parte do grupo Nativos Crew e já competiu, em 2023, na cidade de Joinville, ficando em 6° lugar. De acordo com o medalhista, desde a infância a dança é presente na sua vida. “Tive contato com a dança desde a infância, a minha vida sempre foi movimento e ritmo, a minha mãe relata que ela colocava as músicas mais agitadas e eu começava a pular. Em 2013, em uma escola pública no meu ensino fundamental, conheci o Breaking e comecei a praticar com os meus colegas e me aprofundar em conhecer a cultura Hip-Hop e entender toda a filosofia e estilo de vida”, relembrou.

Ainda sobre sua trajetória, o discente fala sobre sua relação com a Educação Física Escolar. “Em 2019, fui aprovado na Ufam e me encontrei também com a Educação Física Escolar e o diálogo com as crianças e adolescentes, por meio do movimento. Ingressar na Feff foi fundamental para compreender as dimensões que envolvem as práticas da cultura corporal de movimento”, disse.

Ailton Esquerdo destaca também o orgulho de representar o estado do Amazonas. “Agradeço a Ufam por apoiar todo este trajeto. É possível, sim, que nossos atletas consigam estar no pódio, precisamos de incentivo durante a jornada, independente de resultados. Nós nos esforçamos muito apenas para sair do estado e representar o Amazonas, com dedicação, amor e desempenho. Sou muito grato de verdade a todos os meus professores, amigos, ao DELC/DAEST, nominalmente, à coordenadora klelia Santos, Feff e ao meu Senhor”, enfatizou.

Conforme a coordenadora de esportes da Ufam e dirigente oficial do Amazonas, Kleia Santos, a Ufam além de promover treinamento das equipes também apoiou os atletas para a etapa nacional. ‘Estou extremamente feliz com a conquista de Ailton, um aluno dedicado à modalidade e talentoso. A Ufam, por meio do DAEST e do DELC, tem incentivado a prática esportiva entre nossos alunos durante todo o ano. No início do ano, realizamos seletivas nas modalidades de basquete, voleibol, handebol, futsal e futebol, nos naipes masculino e feminino. Após as seletivas, promovemos o treinamento das equipes que representam a Ufam. Além disso, oferecemos passagens e diárias para os atletas campeões da etapa estadual do JUBs, possibilitando a participação na etapa nacional. Este ano, levamos 17 atletas para Brasília, nas modalidades individuais de natação, atletismo, judô, Clash Royale e Breaking, bem como na modalidade coletiva de basquete feminino. Agradecemos ao reitor, professor Sylvio Puga, à diretora do DAEST, Karime Bentes, e ao diretor da FEFF, João Libardoni, pelo apoio’, enfatizou.

Mais disputas

Os atletas da primeira fase do JUBs, dos esportes individuais, se despedem de Brasília, depois de seis dias de concentração, preparação física e psicológica. Foram mais de 1700 estudantes, sendo 101 paradesportistas, 163 técnicos e 257 dirigentes de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. Cerca de três mil pessoas participaram, segundo a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU),  organização do evento, somando árbitros, membros da organização e voluntários.

A Ufam ainda disputa a segunda fase do JUBs com a equipe feminina de basquete.