Página inicial > Notícias > Em parceria com universidades do Rio de Janeiro, docente do ISB/Ufam integra obra pioneira sobre frutas nativas e sustentabilidade

Acessos: 113

Na última terça-feira, dia 8 de outubro de 2024, ocorreu o lançamento oficial da obra literária "Frutas Nativas e Exóticas do Brasil: nutrição e biodiversidade", publicada pela Editora Appris, tendo como autores Anderson Jungle Teodoro (Universidade Federal Fluminense UFF/RJ e UniRio), Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi (ISB/Ufam), Raquel Martins Martinez (UFF/RJ), Manuela Dolinsky (Universidade Federal Fluminense UFF/RJ) e Taíssa Lima Torres (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O livro traz informações sobre os frutos, origem, aspectos econômicos, período de safra, composição química e atividades biológicas. Informações nem sempre disponíveis e mesmo, muitas vezes desconhecidas. De acordo com o prefaciador, Professor Paulo José do Amaral Sobral (USP), “deve ser reconhecido como um forte argumento em prol da Bioeconomia”.

A obra conta com 45 capítulos com frutas nativas das diferentes regiões brasileiras, como açaí, pequi, guaraná, sapoti e outros que apresentam potencial nutricional e riqueza de compostos bioativos antioxidantes, visando estimular o consumo, o cultivo e a comercialização, bem como o uso de informações para planejamento alimentar por profissionais de nutrição e alimentação, além da ampliação de pesquisas nas mais diversas áreas de alimentos.

Trata-se de um modelo pioneiro, que visa à valorização da biodiversidade brasileira e disseminação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Este livro também encontra-se disponível para vendas nas plataformas virtuais em formato físico e e-book:

Site da editora: http://bit.ly/4dP9GY4

Amazon: https://bit.ly/4dJ4Zik