Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam aplica provas do PSI a 4.459 candidatos em 12 cidades do AM
Início do conteúdo da página

Ufam aplica provas do PSI a 4.459 candidatos em 12 cidades do AM

Acessos: 1748

Nos dois dias de provas, 13 e 14 de outubro, os portões serão abertos às 7h e fechado às 8h, no horário oficial de Manaus. O candidato deve levar documento oficial com foto e caneta transparente de tinta preta

Por Cristiane Souza, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), aplica as provas do Processo Seletivo para o Interior (PSI) nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé. Ao todo, a Instituição oferece 636 oportunidades em 35 cursos de graduação, distribuídos em suas cinco unidades descentralizadas por mesorregião do Amazonas.

Nos dois dias de provas, os portões serão abertos às 7h e fechado às 8h, conforme o horário oficial de Manaus. No domingo, 13, as provas de conhecimentos gerais 01 e a prova de redação terão início às 8h15 e serão finalizadas às 13h15. Já na segunda-feira, 14, as provas de conhecimentos gerais 02 serão iniciadas às 8h15 e finalizadas às 12h15.  A Compec orienta que o candidato chegue aos locais de aplicação com uma hora de antecedência do início das provas. Além disso, ele deve levar documento oficial com foto, o cartão de confirmação de inscrição e caneta esferográfica produzida em material transparente e com tinta de cor preta.

Oportunidade

Por meio desse processo regionalizado, a Ufam consegue levar formação universitária pública federal para os amazonenses residentes em cinco diferentes calhas de rios, tendo em vista a localização estratégica de suas unidades nas calhas do Alto Solimões (Benjamin Constant), do Médio Solimões (Coari), do Madeira (Humaitá), do Médio Amazonas (Itacoatiara) e ainda do Baixo Amazonas (Parintins). No total, 4.459 candidatos concorrem às mais de 600 vagas, dentre os quais 2.679 são pagantes e 1.780 estão isentos da taxa.

Embora 12 municípios do interior do estado sejam utilizados como locais de aplicação das provas, o resultado da seleção será utilizado para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos no Instituto de Natureza e Cultura (INC), na cidade de Benjamin Constant; no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari; no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá; no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), na cidade de Itacoatiara; e no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), localizado em Parintins. Os classificados serão matriculados no primeiro semestre letivo de 2025.

Preparação

Na aplicação das provas de 2024, são 543 pessoas diretamente envolvidas, desde a coordenação geral do exame, passando por coordenadores institucionais e locais e aplicadores nos 16 locais de prova, motoristas e agentes de serviços gerais. Desse grupo, os coordenadores institucionais são os responsáveis por preparar os locais de prova, reunir com a equipe formada por coordenador local e aplicadores e organizar o processo nos dois dias de prova.

Servidora do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic), Maria do Céu Medeiros atua há anos coordenando processos seletivos organizados pela Compec.  Neste ano, ela coordenará os trabalhos do PSI em Coari, onde se localiza o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). As provas de domingo e segunda serão aplicadas naquela unidade acadêmica da Ufam e também na Escola Estadual Ceti Professor Manuel Vicente Ferreira Lima. A dupla de Manaus em Coari conta ainda com a enfermeira do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), Maria José Aranha.

Outra coordenadora experiente nesse trabalho é a TAE Andreia Rocha, que faz parte da Equipe Ufam do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). “Trabalhar coordenando processos que são específicos para o interior é muito gratificante para mim enquanto servidora da Universidade, porque nós estamos levando oportunidade para as pessoas que moram distante da capital, onde o acesso à educação é mais dificultoso. Esse trabalho é de grande importância para que essas pessoas tenham as melhores condições de ingresso no mercado de trabalho, que é cada vez mais concorrido”, enfatiza a servidora.

“De modo pessoal, nós temos acesso à cultura, à culinária e ao modo de vida em várias cidades do Amazonas. Na função de representantes da Ufam nesses locais de aplicação, nós conseguimos vivenciar as realidades de cada município, e essa é uma forma de valorização dos nossos conterrâneos amazonenses”, finaliza Andreia Rocha, que segue nesta sexta-feira, 11, para coordenar o processo no município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus.

***

Notícia relacionada: Ufam divulga edital do Processo Seletivo para o Interior (PSI/2025)

registrado em:
Fim do conteúdo da página