Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Siscultura celebra 25 anos do PPG em Sociedade Cultura na Amazônia. Inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Siscultura celebra 25 anos do PPG em Sociedade Cultura na Amazônia. Inscrições abertas

Acessos: 649

Em sua sexta edição, o Seminário Internacional de Sociedade e Cultura na Amazônia (Siscultura/2024), do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia, celebra os seus 25 anos que aborda o tema ‘Território, Gênero e Sustentabilidade’. O evento, que acontece no presencial e online, ocorre entre os dias 25 e 28 de novembro de 2024, no setor Norte do Campus Universitário.     

Link de Inscrição: https://www.even3.com.br/6-siscultura/

O SisCultura 2024 concentra-se nas discussões sobre os desafios que as ciências humanas e sociais enfrentam na Amazônia, explorando alternativas que promovam relações humanas mais sustentáveis, justas e igualitárias na região. Em um contexto de crescente degradação ambiental e desigualdades sociais, o evento propõe debates interdisciplinares que visam enfrentar as complexidades da sociedade amazônica, sempre considerando as interações com o cenário global.

O seminário ganha ainda mais relevância à luz das crises institucionais e do crescimento de movimentos totalitários ao redor do mundo, que agravam as exclusões sociais e ameaçam as liberdades humanas. Esses fenômenos têm impactos profundos na gestão das instituições locais e globais, afetando governos, empresas, famílias e, principalmente, as populações amazônidas. A exclusão social crescente nessas esferas exige que acadêmicos e pesquisadores da região se envolvam ativamente nas discussões e deliberações sobre as políticas públicas que afetam diretamente a vida das comunidades locais.

A escolha do tema ‘Território, Gênero e Sustentabilidade’ reflete a importância de abordar questões críticas que afetam diretamente a Amazônia, como a disputa por território, as questões de gênero e a busca por um desenvolvimento sustentável. Nesse aspecto, a comunidade universitária pode se aprofundar por meio do diálogo sobre as transformações necessárias, tanto regional quanto universal.

O evento é uma realização do PPGSCA, com o apoio da Fapeam, Capes, CNPq, Propesp  e Ppgic, entre outros PPGs.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página