Página inicial > Notícias > Ufam no Colóquio 'Universidade e Comunicação Pública', que acontece na UFMG, de 2 a 4 de outubro

Por Carla Santos, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

As estruturas de comunicação das universidades e dos institutos federais brasileiros são destacadas produtoras de informação e conhecimento em suas instituições. Com o passar do tempo, seus conteúdos vão se sobrepondo à realidade que buscam retratar e acabam se transformando em instrumentos de memória institucional, status que impõe novos desafios aos seus gestores. Como essa memória está sendo preservada? Como ela contribui para descrever a história de suas instituições?

Essas questões permeiam a sexta edição do Colóquio Universidade e Comunicação Pública, que reune na UFMG, de 2 a 4 de outubro, pesquisadores e gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O tema Memória e instituição perpassa boa parte das atividades programadas.

O colóquio será aberto nesta quarta-feira, dia 2, às 19h, no Conservatório UFMG, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pela diretora do Centro de Comunicação (Cedecom UFMG), Fábia Pereira Lima, e pela diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, docente na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na sequência, o Cedecom lançará chamadas públicas para receber propostas de programas para as programações da TV UFMG e da Rádio UFMG Educativa.

Ainda na noite desta quarta-feira, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da Universidade Federal do Paraná, ministrará a palestra Historicidade, memória e universidade. No fechamento da programação do primeiro dia, ocorrerá o lançamento da coletânea Comunicação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior, publicada pela Editora UFMG (leia retranca ao fim deste texto).

Inteligência artificial e desinformação

As atividades prosseguem nos dias 3 e 4, no auditório Carangola da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). “A programação foi inteiramente pensada para promover a interação de nossas equipes, professores e pesquisadores da área e gestores das Ifes brasileiras”, pontua a diretora de Comunicação da UFMG, Fábia Pereira Lima, organizadora do Colóquio.

Na quinta-feira, às 9h, Maíra Bittencourt, da EBC, fará palestra com o tema Rede Nacional de Comunicação Pública e as universidades: expansão e desafios para memória, presente e futuro.

O tema da memória também permeia a palestra seguinte (Memória como gesto), às 11h, que será proferida pela professora Luciana Amormino, da UFMG.

Às 14h, o painel Inteligência artificial, desinformação e a construção de subjetividades no contemporâneo reunirá os professores Carlos Mendonça, Daniel Reis e Ricardo Fabrino, da UFMG, e Rennan Lanna, da Universidade Federal de Viçosa (UFMG).

O último dia do evento, 4 de outubro, é reservado a discussões sobre as estruturas de comunicação das Ifes. Às 9h, na mesa sobre o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais, serão discutidos temas como pesquisa em rede, relações institucionais, agência de notícias e radiodifusão. Na sequência, às 11h, serão debatidos os desafios e as potencialidades da rede de assessorias de comunicação da UFMG. Uma troca de experiências sobre a construção de registros e a memória institucional encerra o evento, a partir das 14h.