Página inicial > Notícias > Ufam participa da 15ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta

Ufam participa da 15ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta

Acessos: 240

Com informações de Célia Simonetti e editado por Yumi Noji/Ascom Ufam, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

A 15ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA) acontece na cidade do Porto, Portugal, dos dias 01 a 04 de outubro de 2024, conta com a presença da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no evento, por meio da coordenação de mesas, apresentação de trabalhos e organização de um workshop pós-evento, realizado em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Trabalhos apresentados dos membros do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia, do curso de Biblioteconomia, e pela bibliotecária do Sistebib:

Práticas infocomunicacionais em podcast como infoproduto da Ciência Aberta: o caso do Biblioquê? Podcast

Autores: Carlos Lima Junior, Ana Cristina de Oliveira Batista, Danielly Oliveira Inomata, Kamilla Pereira Silva, Levi Antonio Faneco Rabelo.

Cartografia da Ciência Aberta em periódicos da área de educação: análise do catálogo da FEPAE/ANPED

Autores: Luiz Fernando Correia de Almeida, Fabiane Garcia Maia.

A contribuição do acesso aberto para o desenvolvimento tecnológico na Amazônia: uma análise a partir da fibra curauá (Ananas erectifolius)

Autores: Angela Emi Yanai, Célia Regina Simonetti Barbalho, Mateus Rebouças Nascimento, Sammy Aquino Pereira.

Cartografia da ciência cidadã na Amazônia: levantamentos preliminares de um mapa

Autores: Luiz Fernando Correia de Almeida, Danielly Oliveira Inomata, Rubana Palhares Alves.

Desafios para conciliar Ciência Aberta e proteção de propriedade intelectual: o caso da Ufam

Autora: Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho.

Impacto dos embargos das Teses e Dissertações na Ufam

Autores: Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho, Lúcia Martins Pereira de Oliveira.

Contribuição das bibliotecas da Ufam e UFT na divulgação do Acesso Aberto no Instagram

Autores: Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho, Carla dos Santos Figueiredo, Ionei Alexandre de Carvalho.

Workshop 5 – Acesso Aberto e Conhecimentos Tradicionais

Formadores: Célia Simonetti Barbalho, Danielly Oliveira Inomata, Horácio Francisco Zimba.

Sobre a ConfOA

A Conferência Luso Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), reúne anualmente as comunidades portuguesa, brasileira, bem como dos restantes países lusófonos, para discutir a Ciência Aberta em todas as suas vertentes, nomeadamente o Acesso Aberto à Informação Científica e os Dados de Investigação, sendo esse um espaço privilegiado para promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobre estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspectivas.

O Programa da Conferência é realizado no fuso horário de Lisboa, Portugal, no Auditório Celeste Gomes Marques, com os primeiros dias (01 e 02) somente conferência, e os seguintes com Workshops. Os workshops são presenciais no local da Conferência e online via zoom.

Para mais informações acesse: https://confoa.rcaap.pt/2024/