Projeto TelePNAR capacita profissionais da saúde em São Gabriel da Cachoeira
Revisão Rozana Soares, equipe Ascom
De 24 a 28 de setembro de 2024, a equipe do projeto de Telemonitoramento de Pré-Natal de Risco (TelePNAR), iniciativa da Universidade Federal do Amazonas e Ministério da Saúde (Ufam/MS), e os integrantes do projeto Marco estiveram em São Gabriel da Cachoeira promovendo ações voltadas à saúde da mulher e saúde materno-fetal, destinadas aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde do município e do Distrito Sanitário Indígena Alto Rio Negro (DSEI/ARN).
Entre as atividades realizadas estão o Curso de Hemorragia Pós-parto, nos dias 25 e 26 de setembro, para duas turmas com 50 profissionais de saúde da Semsa em São Gabriel da Cachoeira, do Distrito Sanitário Indígena Alto Rio Negro (DSEI/ARN) e do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Já no dia 27, realizou-se o Treinamento sobre a plataforma TelePNAR para os profissionais do município de DSEI e a equipe do projeto reuniu-se com representantes tradutores linguísticos da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) sobre tradução da caderneta da gestante.
A equipe do projeto TelePNAR que esteve no município é composta pelos coordenadores do projeto, médicos Ione Brum e Pedro Elias; um dos médicos teleconsultores, Carlos Henrique e o enfermeiro regulador do projeto, Said Cabús.
Sobre o Projeto TelePNAR
O projeto TelePNAR tem objetivo de reduzir a mortalidade materna, fetal e neonatal em áreas remotas do Amazonas, através de uma plataforma de telemonitoramento desenvolvida pelo grupo, integrando as equipes de atenção primária dos municípios e oferecendo o serviço de telemonitoramento especializado para todos os casos de pré-natal de alto risco. O projeto já está em 55 municípios dos 62 do Amazonas e já treinou mais de 800 profissionais de saúde.
Projeto Marco
Paralela às ações do TelePNAR, a equipe do projeto Manejo do Risco de Câncer Cervical (Marco), da Fiocruz Brasília, atuou em conjunto com as equipes de saúde locais a fim de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento do vírus HPV para mais de 600 mulheres.
Redes Sociais