Faculdade de Direito outorga grau para 10 novos bacharéis
Na noite desta segunda-feira, 23 de setembro, no Auditório Eulálio Chaves, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Direito (FD), outorgou grau para 10 novos bacharéis em Direito. A colação foi presidida pelo reitor Sylvio Puga e fizeram parte da mesa de honra a paraninfa, professora Flávia Azevedo, a homenageada com o nome da turma, professora Eliana Maria Pereira da Fonseca, a patronesse e coordenadora do curso de Direito - Diurno, professora Dorinethe Bentes, o coordenador do curso de Direito – Noturno, professor Thiago Augusto Azevedo e os professores Rafael Cândido, João Tomas Luchsinger e Ananias Ribeiro de Oliveira Junior. Além da professora aposentada da FD, a docente Francy Litaiff.
Na ocasião, o reitor Sylvio Puga lembrou que os 10 egressos são formados pela Faculdade mais antiga do Amazonas, além de carregarem o nome da Ufam. “Nossos alunos estão preparados para os desafios que serão colocados diante deles daqui para frente. Não tenham medo do futuro porque vocês foram preparados pelos ensinamentos dos seus professores e com base na tradição e na história da Faculdade de Direito da Ufam. Vocês continuarão, por qualquer caminho que escolham, a carregar esse legado. Orgulhem-se disso”, enfatizou o reitor.
Cerimônia
A oradora da turma, a bacharela Ida Raquel Litaiff Isper Abrahim, relembrou a trajetória dos egressos e fez homenagem aos professores, familiares e amigos. “Aprendemos a nossa lei e a nossa doutrina. Aprendemos a olhar para o novo com a humildade de que sabemos pouco. Aprendemos que ninguém nunca é bom demais e ninguém é bom sozinho. Erramos bastante, mas aprendemos que está tudo bem cometer erros, afinal, essas são as pessoas que mais aprendem. Tudo isso nos tornou pessoas mais preparadas e aptas a alcançar nossos objetivos. Entramos como alunos e saímos como futuros advogados, juízes, promotores, defensores, procuradores, professores ou qualquer outra profissão que desejemos - dentro ou fora do Direito”, destacou.
Durante a solenidade, a paraninfa da turma, professora Flávia Regina Porto de Azevedo, falou sobre as dificuldades, desafios e superações enfrentados pelos egressos durante o processo de formação. “O número de formandos neste auditório pode parecer pequeno, mas cada um de vocês representa muito mais do que si próprios. Cada um de vocês se preparou para lidar com um dos elementos mais essenciais da nossa sociedade: o Direito. Ao longo destes anos, vocês aprenderam sobre a justiça, os princípios éticos, as leis que regem nossa nação, mas acima de tudo, aprenderam sobre a responsabilidade que agora carregam como futuros advogados. Aprenderam que o Direito, como disse Aristóteles, é a razão livre de paixão e um chamado para agir de forma equilibrada e justa, buscando sempre o bem comum”, ressaltou.
Para o professor Ananias Ribeiro de Oliveira Junior o momento da colação de grau é um ponto de chegada e também de partida para as conquistas futuras. “Vocês saem da Ufam para conquistar o mundo. Vão iniciar a carreira e, mesmo com as possíveis dificuldades, terão êxito porque já enfrentaram obstáculos para ingressar e concluir a Faculdade de Direito da Ufam e estão preparados para as conquistas que virão. E nessas conquistas futuras, sejam honestos com vocês mesmos, acreditem em vocês. Além disso, sonhem com a carreira e com o que vocês querem conquistar e nunca esqueçam que vocês são filhos da Ufam, da FD, da Jaqueira e da universidade pública. Defendam e lutem pela universidade pública. As portas da FD estarão abertas para o retorno de vocês”, ressaltou o docente.
No decorrer do seu discurso, o diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Adriano Fernandes, chamou a professora aposentada da FD e mãe de uma das formandas, Francy Litaiff, para realizar pronunciamento em nome da Faculdade. A docente, emocionada e com mais de 30 anos de carreira na Ufam, lembrou dos ex-alunos e dos colegas de trabalho. “Vou resumir esse momento com o que sempre falei aos meus alunos, por mais de 30 anos, é que a faculdade que vocês estão concluindo chama-se Faculdade de Direito e não de leis. Usem a lei para atingir o Direito. As leis são transitórias e o Direito é amplo, espero que vocês compreendam e não esqueçam a dimensão disso. Estou muito orgulhosa de participar dessa solenidade com a minha filha, Ida Raquel, como formanda e também egressa da Faculdade de Direito da Ufam”, finalizou.
Confira a lista de formandos:
- ADRIELLY LIMA MARINHO
- ANA CAROLINA MORAES DE SÁ
- ANTÔNIO CARLOS LEAL FERREIRA
- FELIPE DA SILVA BARROS
- IDA RAQUEL LITAIFF ISPER ABRAHIM
- JOSÉ RIBAMAR DE ARAÚJO SEGADILHA JÚNIOR
- LEONARDO SAUNDERS FERNANDES SANTOS
- MELISSA NÁTHALE SANTOS ROCHA
- RUANY SILVA RAMOS DE LIMA
- VICTÓRIA SOUZA RAMOS
Redes Sociais