Página inicial > Notícias > PPG em Administração Pública realiza Aula Magna

PPG em Administração Pública realiza Aula Magna

Acessos: 315

Na última terça-feira, 20 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal do Amazonas (Profiap-Ufam) realizou a aula inaugural de 2024. Representando o reitor, professor Sylvio Puga, a titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), professora Adriana Malheiro, proferiu a palestra magna ‘Panorama da Pós-Graduação na Ufam e perspectivas do Mestrado Profissional em Administração Pública’. O evento ocorreu na Sala 4 da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Na mesa de honra, estiveram presentes, além da pró-reitora, professora Adriana Malheiro; a coordenadora do Profiap, professora Ana Claúdia Pedrosa de Oliveira; o vice-diretor do FES, professor Salomão Franco Neves e o chefe do Departamento de Administração, professor Sergio Augusto Torres Mendes.

Palestra

A palestra, intitulada ‘Panorama da Pós-Graduação na Ufam e perspectivas do Mestrado Profissional em Administração Pública’, teve como objetivo mostrar a evolução da pós-graduação na Ufam, assim como apresentar os PPGs da Instituição. No contexto da Pós-Graduação, Adriana Malheiro contabilizou 59 cursos, envolvendo mestrados e doutorados, além dos 14 programas em rede.

"O Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) é oferecido a diversas universidades brasileiras em rede nacional com o objetivo de formar gestores públicos qualificados para atuarem na administração pública brasileira de forma crítica, reflexiva e inovadora", disse a docente, que também abordou sobre as notas dos programas junto à Cape. Dentre os processos avaliativos, ela destacou os eixos avaliativos da Coordenação e como isso é pontuado, e, a partir disso, quais as orientações a serem observadas pelo programa.

Durante a explanação, Malheiro alertou quanto à disposição de uma Comissão Avaliativa do Programa, que deve acompanhar as ações ao longo do tempo, a fim de se elaborar um relatório anual a ser encaminhado a Capes. Ela disse que, no fim do período quadrienal, o Programa recebe uma nota. No entanto, essa nota é nacional (geral), pois, segundo a pró-reitora, o programa integra uma rede no país todo.

Malheiro garantiu subsídios, por meio da Propesp, fazendo o acompanhamento e permitindo o crescimento do PPG em nível nacional. Dentro do contexto do Profiap na Ufam, a professora abordou sobre o ingresso dos alunos, em razão de sua particularidade, no que diz respeito à Administração Pública. Segundo ela, existe uma demanda represada na Universidade no que tange aos seus servidores.

De acordo com a pró-reitora, conforme a formação de novos profissionais, a ideia é aumentar o número de professores selecionados e qualificados, de acordo com as exigências do Programa em Rede.